X
    Categorias: CotiaEmbu das artesEmbu-guaçuItapecericaJuquitibaNoticias Página InicialPolíticaSão LourençoTaboão da SerraVargem Grande Paulista

Aplicativo permite denunciar mau uso de dinheiro em obras com recursos federais

Um novo aplicativo do Ministério do Planejamento permitirá que cidadãos acompanhem a execução financeira de obras de sua cidade realizadas a partir de parcerias com a União e apontem quais as necessidades locais.

Chamado SICONV Cidadão, a ferramenta está disponível para celulares com sistema iOS (da Apple) e Android (do Google).

Após cadastro, o usuário do serviço indica sua localização e a cidade que quer monitorar. Ali, tem acesso a mapa com as obras em diferentes áreas, incluindo cultura, educação, esporte e tecnologia.

Em cada obra, é possível verificar orçamento previsto, quanto já foi executado e prazo de contrato. Também é possível denunciar irregularidades.

As denúncias efetuadas no aplicativo serão direcionadas ao Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União. O órgão enviará um número de protocolo ao cidadão para o acompanhamento da análise da denúncia.

Também é possível cadastrar necessidades de cada cidade. Para isso, é preciso informar de que área ela é, escolhê-la em uma lista e informar a região onde a obra deve ser feita. Na área de segurança, por exemplo, é possível solicitar a construção de uma penitenciária ou uma delegacia.

Outra opção é navegar pela lista de reivindicações de outros usuários e dar apoio a elas.

Cada usuário pode escolher um avatar e ganha pontos conforme interage com o serviço. Cada cidade tem um ranking dentro do aplicativo.

Em nota, o secretário-executivo do Ministério do Planejamento Gleisson Rubin disse que a ideia é que com essa ferramenta o cidadão tenha uma participação ativa na fiscalização da aplicação dos recursos”.

* Por Folhapress / Publicado no jornal Gazeta de SP