X
    Categorias: ItapecericaNoticias Página InicialSegurança

Agente penitenciário mata rapaz por engano em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário matou um homem que se aproximou dele em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, informou o Bom Dia São Paulo desta quarta-feira (20). O rapaz havia comprado um veículo do mesmo modelo e cor há menos de um mês e se confundiu.

Jean Araújo Rufino Chagas, de 23 anos, levou a esposa, que se sentia mal, ao Hospital Geral da cidade. A rua onde deixou o carro é conhecida pela criminalidade e, em determinado momento, ele saiu do hospital para verificar se estava tudo bem com o automóvel recém-comprado.

O rapaz se confundiu com um veículo parecido, da mesma cor e, assim que tentou abrir a porta, o agente penitenciário Joaquim Fidelis Moreira Neto atirou pensando que fosse um assalto. O pai de Jean disse que ao chegar ao hospital, encontrou o agente ao lado da poça de sangue.

“Perguntei o que estava acontecendo e o agente penitenciário disse que tentaram assaltá-lo. Apontei para o carro e disse que era do meu filho e ele disse: ‘É esse? Ah. Então fui eu que atirei nele. Sou agente penitenciário. Ele colocou a mão na porta do meu carro e eu atirei porque pensei que ele fosse me assaltar’”, contou Genildo Ruffino.

“Respondi que ele era um cara despreparado, pois como atira em uma pessoa a queima-roupa daquela forma?”, relata o pai de Jean.

O agente penitenciário Joaquim Fidelis Moreira Neto foi levado para a delegacia, onde prestou depoimento e foi liberado. O delegado Renato Gonçalves Coletes considerou que ele agiu em legítima defesa.

No boletim de ocorrência consta que “a vítima Jean usava uma vestimenta igual à utilizada em assaltos: moletom com capuz e chapéu”. O documento também destaca que o único meio de defesa do agente era fazer um disparo.

“Acho que ele deveria ficar preso, né. Ele executou o meu filho, que estava desarmado. Ele atirou na testa do meu filho”, disse o pai de Jean, que deixa duas filhas de quatro anos.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que o caso vai ser investigado pela Delegacia de Itapecerica da Serra e que a polícia vai procurar imagens de câmeras de segurança na região.