X
    Categorias: ItapecericaMeio AmbienteNoticias Página Inicial

Administração Jorge Costa valoriza Educação Ambiental

As Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e Educação de Itapecerica da Serra, fortalecendo o espírito de equipe da Administração Jorge Costa, trabalham juntas no intuito de oferecer aos alunos a oportunidade de complementar o conteúdo programático teórico com ações concretas e práticas na área de Educação Ambiental.

Hortas Educativas

As hortas educativas tem como principal objetivo a educação dos indivíduos que dela participam direta ou indiretamente. A educação hortícola se refere ao aprendizado das técnicas básicas de produção, dos cuidados essenciais com as qualidades dos produtos, das formas e modos de preparo e consumo, e dos aspectos nutricionais relativos à alimentação de hortaliças diversas. Assim, a horta educativa é sempre diversificada, cultivando-se diferentes espécies hortícolas ao mesmo tempo. As hortas educativas geralmente ocupam pequenas áreas, os produtos são destinados prioritariamente à alimentação dos alunos. Entretanto, podem crescer e gerar excedentes a serem distribuídos às famílias deles. A condução de uma horta educativa torna-se freqüentemente em atividade de lazer, surgindo daí a motivadora de “Horta Recreativa”.

O Trabalho

“Houve um momento em que a SPMA expôs aos diretores das escolas o projeto da Horta. Muitas delas já haviam iniciado a preparação e outras se dispuseram a começar. Nos dois casos a SPMA está atendendo às reivindicações de ajuda”, informou a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

Ainda nessa proposta, há contribuição dos produtores rurais que gentilmente fornecem as mudas para distribuirção entre as escolas. A equipe de técnicos agrônomo e engenheiro florestal, mais mão de obra da frente de trabalho, atua em conjunto para dar suporte às escolas em todas as dificuldades que possam surgir durante o processo.

Faz parte ainda do projeto, a formação no WhatsApp do grupo MA escola Itapecerica, em que todos os envolvidos estão cadastrados e as trocas online facilitam e agilizam muito a comunicação e conseqüentemente as ações.

Na semana da Primavera, a SPMA distribuiu não só às escolas mas também ao público presente no Complexo Administrativo, mudas de verduras aos interessados.

No momento, a ideia da horta vem permitindo que os adultos e as crianças se unam para descobertas, novos conhecimentos específicos, exercícios de cooperação em grupo, respeito aos amigos e ao meio ambiente além de um entendimento mais profundo da importância do cultivo saudável para se ter uma alimentação limpa e de qualidade.