Acessibilidade Digital: Como as pessoas com deficiências interagem na internet?
29 de outubro de 2021
(Foto: )

Acessar um site, comprar um produto, mandar uma mensagem ou postar um comentário, são coisas cotidianas, coisas que já estão no modo automático da nossa mente. Infelizmente isso não é uma realidade para aproximadamente 45 milhões de brasileiros (segundo o IBGE 2010).

Por mais simples que possa parecer, acessar o site do banco para consultar o extrato, para uma pessoa com deficiência visual, isso pode ser uma tarefa extremamente difícil. E sim, pessoas com deficiência visual tem conta em banco, pessoas com deficiência visual tem CPF, RG e Título de Eleitor. Eles comem, bebem, viajam e namoram, como qualquer outra pessoa.

Experimente fechar seus olhos ao acessar um site, pode ser este aqui mesmo em que você está, e com os olhos fechados, tente escrever um comentário no final desta matéria, ou melhor, escreva aqui nos comentários qual foi sua experiência.

Parece um tanto quanto complicado, não? Pois é este o desafio que milhões de brasileiros passam todos os dias ao navegar na internet.

Guia rebaixada, vaga de estacionamento marcada, calçadas com guias, carros adaptados e caixa eletrônico com comando de voz são algumas das ótimas ferramentas que tornam possível a pessoa com deficiência acessar e interagir com o mundo maluco em que vivemos. Mas não podemos esquecer que além do mundo externo, existe um outro mundo, um mundo paralelo chamado internet.

E como pessoas com deficiências fazem para interagir no mundo da internet?

Serviço:
IDesenvolvimento
Endereço: Edifício Metropolitan, Estrada São Francisco, nº 2008, Sala 1514, 15º andar – Taboão da Serra, SP
Telefone: (11) 93947-2737
E-mail: contato@idesenvolvimento.dev.br
https://idesenvolvimento.dev.br/

Crédito: Assessoria de Imprensa
A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu, nesse dia 13 de dezembro, uma noite
O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização do jornal
Nos dias 02 e 03/09, o Cemur será palco da 1ª Feira de Quadrinhos e