A Polícia Civil recebeu mais 588 novos policiais para reforçar o efetivo nas unidades de Polícia Judiciária do Estado. Ao todo, são 169 investigadores, 346 escrivães e 73 delegados de polícia. Os delegados se formaram nesta quinta-feira (28) e os escrivães e investigadores na última sexta-feira (22).
Os novos policiais passaram por quatro meses de curso de formação na Academia de Polícia Civil “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”.
Durante o curso, os novos agentes tiveram aulas dos mais variados temas como criminalística, criminologia, direitos humanos, inteligência, investigação e inquérito policial, medicina legal, entre outras, totalizando 24 disciplinas. A preparação totaliza 572 horas/aula.
Os escrivães são responsáveis pelos inquéritos policiais, registros de boletins de ocorrência, termos circunstanciados, mandados e ordens de serviço.
Os investigadores são encarregados pelas apurações de crimes, acompanhamento de diligências, cumprimento de mandados de prisão e apreensão, entre outras funções.
Os delegados são responsáveis pela chefia da delegacia e pelo inquérito policial, instrumento que formaliza a investigação criminal. Eles dirigem toda a parte jurídica da investigação, formalizando os atos e representações que lhe são apresentados pelos investigadores.
Os delegados também têm a função da lavratura da prisão em flagrante.
Distribuição
A Capital receberá 203 policiais, sendo 26 delegados, 37 investigadores e 140 escrivães. Para a Grande São Paulo, serão destinados 136, sendo 14 delegados, 28 investigadores e 94 escrivães. O Interior ganhou 249 policias – 33 delegados, 104 investigadores e 112 escrivães.
Além do reforço de efetivo já recebido, o Estado está formando mais policiais civis. Estão na Acadepol 117 escrivães e 28 investigadores.