A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) entregou nesta terça-feira (30) a reforma e cobertura de quadras em duas unidades da rede pública em Embu das Artes. As obras nas escolas estaduais Joanna Sposito e Jardim Magali receberam investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão.
O Estado foi representado nas entregas por Reinaldo Inácio de Lima, dirigente regional de ensino de Taboão da Serra. Cerca de 840 estudantes estão matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio nas unidades beneficiadas.
Durante o evento, o dirigente destacou a importância da revitalização para a comunidade escolar. “Quadra é um ambiente nobre da escola: é espaço de educação e de construção cidadã de valores”, concluiu.
Na ocasião, os alunos da unidade escolar Joanna Sposito batizaram simbolicamente a quadra reformada em homenagem póstuma ao professor Leonílson Pereira da Silva, conhecido como “Mestre Didi”, personalidade admirada e respeitada pelos estudantes. Professor de arte, atuou na rede pública por 28 anos e também ministrava aulas de capoeira na escola, onde lecionou por seis anos até sua morte, em dezembro do ano passado.
*Obras na região de Taboão da Serra*
Desde janeiro do ano passado, já foram concluídas 16 obras nas escolas estaduais do municípios que integram a Diretoria Regional de Ensino de Taboão da Serra: 11 em Embu das Artes e cinco em Taboão da Serra, com investimento de R$ 14,6 milhões.
*Cobertura de quadras*
Em todo o estado, nos 15 meses da atual gestão, o Governo do Estado de São Paulo entregou a cobertura de quadras de esportes em 109 escolas da rede estadual de ensino.
Em 2022, quadras de apenas quatro escolas receberam intervenções para cobertura. De 2018 a 2022, alunos de 31 escolas foram beneficiados com esse tipo de reforma nas quadras.
Jean Pierre Neto, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), reitera o compromisso do Governo do Estado em reformas de quadras na atual gestão em todo o Estado. “Cobrimos mais de uma centena de quadras em 15 meses. Nesse período, o valor investido foi quase sete vezes maior do que o aporte realizado entre 2018 e 2022.” E ressalta que investir em reformas de quadras é transformar o espaço e trazer vida para a escola. “É com a prática de esportes que valores como respeito, amizade, trabalho coletivo e empatia se materializam. Por isso, sempre digo que quadra revitalizada é garantia de bem-estar físico e emocional aos estudantes.”
*Novas unidades*
Todas as novas escolas já são construídas com quadras cobertas, o que garante proteção contra intempéries climáticas. Além de representar melhores condições à prática esportiva, as quadras cobertas acabam se tornando espaços de estímulo à participação da comunidade no dia a dia escolar.