[sg_popup id=1]
Dezembro Vermelho incentiva testagem para HIV, sífilis e hepatites
Abertura da Campanha “Quem previne, testa e trata, não transmite” contou com ação na Câmara Municipal com a participação de diversas personalidades engajadas na luta contra a Aids
13 de dezembro de 2021
(Foto: )

O mês de dezembro é marcado pela mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, hepatites e sífilis. Por isso, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra realizou no dia 01/12, na Câmara Municipal, a abertura da campanha Dezembro Vermelho, com o tema: “Quem previne, testa e trata, não transmite”. O objetivo foi chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, além de conscientizar sobre a prevenção e os cuidados para com as doenças sexualmente transmissíveis. A cerimônia contou com personalidades engajadas na luta contra a AIDS no município, que além de compartilharem informações, foram homenageadas.

​David Oliveira é ativista e convive com HIV. Ele explicou a relevância da ação para redução de casos. “Por causa do preconceito eu nunca fiz teste de HIV antes de ter e isso tem que acabar. A ausência de informação, a negação, nos coloca em extrema vulnerabilidade e, por isso, é importante a promoção de testagem. Então o auto teste, a testagem regular, o tratamento é para todos, todas e todes. O HIV não escolhe se você se relaciona com homem ou mulher, enfim, com comportamentos de maior disposição e de risco. É importante a testagem para todo mundo e a divulgação de informações. Preconceito não combina”, frisou.

De acordo com Ricardo de Moraes, gerente da Clínica de DST/Aids e Hepatites Virais, os testes são rápidos e eficazes. “Todas as UBSs foram preparadas para nesta primeira semana de dezembro oferecer o teste rápido para detecção do HIV, sífilis, e das hepatites B e C. Os testes são seguro, eficazes e possuem resolutividade de 99,9% havendo alguma alteração, os munícipes receberam orientações para ir até os serviços da clínica de DST”, explicou.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, destacou a importância de buscar medidas de combate às doenças sexualmente transmissíveis. “Hoje não é um dia de comemoração, é um dia de reflexão e de quebrar preconceitos, por mais difícil que seja, precisamos começar, e estamos aqui para isso. O tratamento das infecções sexualmente transmissíveis melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de propagação”, declarou.

Até 07/12 as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município realizaram testes rápidos para a detecção de casos de sífilis, HIV e hepatites. Os serviços de testagem, acolhimento e tratamento são realizados durante todo o ano através da Clínica de DST/Aids e Hepatites Virais, na Rua Pedro Borba, 259, Jardim Maria Rosa. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 4135-3556. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Serviço:
Clínica DST/Aids e Hepatites Virais de Taboão da Serra
Rua Pedro Borba, 259, Jardim Maria Rosa
Telefone: 4135-3556
De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

Crédito: Prefeitura de Taboão da Serra
[related_post]