E como pessoas com deficiências fazem para interagir no mundo da internet? Existem ferramentas que possibilitam essa navegação, como por exemplo o NVDA ou o JAWS, que leem o conteúdo de uma página, ou a navegação por comando de voz (usado por pessoas com alguma deficiência motora). A empresa IDesenvolvimento é pioneira na solução de acessibilidade digital em Taboão da Serra e região.
“Parece muito lindo tudo isso que falei, mas infelizmente ainda existem grandes desafios. Eu não tenho esse indicador, o que tenho são 17 anos de experiência com web, e posso dizer com muita segurança que de todos os sites que acessei ou trabalhei, 95% não estão preparados para interagir com as ferramentas de acessibilidade. Não adianta ter a cadeira de rodas, se não tiver a guia rebaixada. Assim como não adianta ter a ferramenta de leitura de tela, se o site não está preparado para ela”, destacou Rodrigo Ibraim, proprietário da IDesenvolvimento.
Sabe a guia rebaixada que o cadeirante usa para subir na calçada? Essa mesma guia não existe na maioria dos sites da internet. Mesmo existindo a lei (LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015), que torna obrigatória a acessibilidade nos sites da internet mantidos por empresas com sede ou representação no Brasil ou por órgãos do governo. Muitas empresas ainda não se preocupam com isso. E essa é uma realidade muito mais comum do que parece.
Mas, como criar um site bonito e que seja ao mesmo tempo acessível? Existe o WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), são recomendações que foram criadas pelo consórcio W3C. As WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) são as recomendações de acessibilidade para conteúdo da Web, ou seja, são diretrizes que explicam como tornar o conteúdo Web acessível a todas as pessoas, de acordo com o Portal do Governo Brasileiro, que destaca as recomendações de acessibilidade.
Seguindo essas recomendações no desenvolvimento de qualquer website, o torna acessível para pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela visual, motora ou cognitiva. Mas uma grande dúvida pode surgir, por que minha empresa deve ter um site acessível? Bom, primeiro seria o respeito pelo ser humano com deficiência, ele tem os mesmos direitos de qualquer outra pessoa. Segundo, imagine que ele entre no site da sua empresa, e por conta da falta de acessibilidade, ele deixe de consumir o seu conteúdo e acabe comprando no concorrente. Terceiro, é lei!
Dessa forma, você possui um site que não é acessível, o que deve fazer? Existem duas opções. A primeira é reescrever o seu site, usando as recomendações da WCAG. A segunda é usando uma ferramenta de acessibilidade digital, existem algumas opções no mercado e tem se tornado uma alternativa para sites de grandes corporações.
Serviço:
IDesenvolvimento
Endereço: Edifício Metropolitan, Estrada São Francisco, nº 2008, Sala 1514, 15º andar – Taboão da Serra, SP
Telefone: (11) 93947-2737
E-mail: contato@idesenvolvimento.dev.br
https://idesenvolvimento.dev.br/