Embu das Artes vai implantar Poupatempo a 1km do Poupatempo Taboão
Sobre a inauguração, o Governo do Estado de SP estima que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2022
30 de agosto de 2021
(Foto: Fábio Mendes - Prefeitura de Embu das Artes)

A Prefeitura de Embu das Artes está realizando na Avenida Rotary, as obras do novo prédio que vai receber o Poupatempo da cidade, mas o curioso é a pequena distância de cerca de 1km do Poupatempo de Taboão da Serra. Os moradores questionam porque não foi escolhida outra região para ser contemplada levando em consideração que os serviços estaduais podem ser feitos em qualquer unidade.

Vale destacar que a conquista do Poupatempo não é municipal, e sim um convênio do Governo do Estado de São Paulo com os municípios para o Plano de Expansão, com isso a criação de 80 novos postos do Poupatempo em cidades do interior, litoral e Região Metropolitana de São Paulo. A cidade de Itapecerica da Serra também foi anunciada pelo governador João Dória para implantação de uma unidade.

Questionada, a assessoria de imprensa do Governo do Estado de São Paulo respondeu que a escolha do local cabe à Prefeitura. “A escolha do local onde irá funcionar o Poupatempo de Embu das Artes cabe integralmente à Prefeitura, responsável pela indicação e obras de adequação. A viabilidade de implantação dos novos projetos está sendo analisada e estudada por meio de um corpo técnico formado por integrantes da Prodesp, Detran.SP, Secretaria de Governo e da Casa Civil, inclusive para definição de novas cidade”, escreveu em nota ao Primeiro Notícias.

No site oficial da Prefeitura de Embu das Artes, a gestão estampa obras aceleradas. “O prédio de três andares erguido na avenida Rotary, no Parque Pirajuçara (altura do Cemitério dos Jesuítas), está com obras aceleradas e já é possível acompanhar a mudança no bairro”, consta no texto publicado no dia 11 de agosto. Ainda destacam que no local será instalada a subprefeitura – que atualmente está no Jardim Santa Tereza.

Levando em consideração a proximidade das unidades e não havendo a obrigatoriedade de utilizar os serviços do Poupatempo no próprio município, muitos moradores já destacam que vão continuar utilizando os serviços de Taboão da Serra. “Não entendi o motivo de ser tão perto, dessa forma não ajuda em nada a população, quando precisar vou em Taboão mesmo”, disse Ana, moradora do Jardim Santa Clara.

O líder comunitário e morador do Jardim Tomé, Marcelo Rodrigues questionou o motivo da proximidade das unidades. “É importante dizer que o Poupatempo não é do prefeito Ney Santos e de vereador nenhum. O Poupatempo é um projeto do governador do Estado e que está implantando em inúmeras cidades. E um ponto mais importante é porque fazer o Poupatempo há 2km do Poupatempo do Taboão? Nos temos o centro do Embu que pode ser feito lá, tem o Santo Eduardo onde temos o maior número de população”, falou.

Procurada a Prefeitura de Embu das Artes não respondeu os questionamentos sobre o novo Poupatempo, que ainda não tem data de inauguração.

Sobre a inauguração, o Governo do Estado de SP estima que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2022. “O posto terá capacidade para realizar até 550 atendimentos por dia e tem investimento total do Estado orçado em R$ 250 mil. A data de abertura depende das tratativas que já estão em curso junto à Prefeitura, com previsão para o primeiro trimestre de 2022. Da assinatura do convênio à abertura, o prazo estimado para funcionamento a partir de seis meses”, finalizou.

Crédito: Adriana Monteiro
No próximo dia 26 de novembro, às 18h, o Grupo Mistura Fina, originário de Embu
Nos dias 29 e 31 de outubro, às 20h, acontecerá uma performance instrumental intitulada "O
O candidato Hugo Prado (Republicanos) lidera a pesquisa Badra para a Prefeitura de Embu das