Moradores do Jardim das Oliveiras, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, reclamam que sofrem há anos com a falta d’água durante o dia. As torneiras só funcionam com o armazenamento da água durante o período da noite.
A dona Maria Lino Satelis, uma das moradoras da região, conta como faz para driblar o problema. “A gente durante o dia não tem água para lavar louça, limpar a casa, a menos que a gente reserve aqui, nesse tambor, enche o filtro”. Ela diz que a torneira que recebe água da rua, não sai uma gota durante o dia.
Os hidrômetros, que medem o consumo de água, não giram durante o dia, que mostra que a água não passa pela tubulação.
“O pouco que chega a gente já usa porque tem que lavar a roupa, fazer comida, lavar a louça. A gente tem que se virar”, lamenta.
Na Rua Agenor Vieira da Silva, antes de saírem para trabalhar, os moradores já enchem os baldes de água.
Além da falta de abastecimento, ainda há vazamentos. Em um vídeo gravado por moradores, funcionários da Sabesp arrumam o vazamento. Mas, no dia seguinte, a água estava vazando novamente.
O aposentado Edvaldo Barros Crispim reclama que a conta de água, enviada pela Sabesp, não tem nenhum desconto.
“A conta continua a mesma coisa, a média é a mesma coisa, tento água ou não, mas eu acho injusto.”
A Sabesp disse que um rompimento na rede, que já foi consertado, pode ter afetado o abastecimento de água. A companhia também informou que foram identificados pontos irregulares de abastecimento que dificulta a chegada da água em locais mais altos.