A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia global por causa da rápida expansão do coronavírus pelo mundo e o assunto ganha destaque nos principais jornais brasileiros. Após a avaliação da OMS, o presidente norte-americano, Donald Trump, declarou a suspensão de voos da Europa para os Estados Unidos pelos próximos 30 dias.
Cerca de mil pessoas já foram diagnosticadas com o coronavírus nos Estados Unidos e 32 mortes foram registradas até o momento. A decisão de Trump tenta conter o avanço do vírus e tem potencial para derrubar os mercados nesta quinta-feira (12).
O Globo dá destaque à reação nos EUA, mas também do Brasil após a declaração de pandemia global. O ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) pediu R$ 5,1 bilhões ao Congresso, afirmou que o vírus derruba o sistema de saúde e anunciou a contratação de 5 mil médicos.
O país já possui 69 casos confirmados e o ministro acredita em um “crescimento abrupto” em algumas semanas. Para especialistas, o SUS precisa de mais 3.200 leitos de UTI se a epidemia avançar. Dos 16 mil leitos disponíveis na rede, 95% estão ocupados.
Segundo O Globo, 121 mil pessoas já contraíram o coronavírus em todo o mundo e cerca de 4.300 mortes foram registradas. “Estamos profundamente preocupados tanto pelos níveis alarmantes de propagação e gravidade como pelos indícios preocupantes de inação”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“OMS decreta pandemia, e limitação de recursos do SUS causa preocupação”, mostra a manchete do Globo.