Trens da Linha 15-Prata do monotrilho continuam paralisados pelo 4º dia
Rompimento de pneu de um trem interrompeu a circulação e não há previsão de normalização.
3 de março de 2020
(Foto: )

A Linha 15-Prata do Monotrilho, na Zona Leste de São Paulo, continua paralisada nesta terça-feira após uma falha no sistema de pneus na semana passada. É o quarto dia seguido que os trens estão sem funcionar. Ainda não há prazo para a normalização do sistema.

Na última quinta-feira (27), o pneu de um dos trens estourou. Os pneus do monotrilho funcionam com o sistema “run flat” com um reforço de borracha.

A empresa canadense Bombardier, fabricante dos trens, foi acionada e recomendou a paralisação de toda a linha, por segurança, o que aconteceu no sábado (29). Todos os veículos devem passar por uma inspeção de técnicos vindos do Canadá.

“É um problema muito grave porque um pneu que estoura pode inclusive não só causar problemas para os usuários que estão no trem, como para quem está fora, pois a Linha-15 não tem proteção nenhuma embaixo. Se acontecer alguma coisa em cima vai cair na cabeça ou em um veículo lá embaixo”, disse Wagner Fasado, coordenador do sindicato dos Metroviários.

Em nota, o Metrô disse que está acompanhando os trabalhos dos fabricantes e cobrando urgência na solução. A companhia informou que vai reforçar a operação Paese de 50 para 60 ônibus a partir de terça-feira (3).

A canadense Bombardier disse que trabalha 24 horas por dia para resolver o problema e pediu desculpas pelo inconveniente.

No entanto, a Bombardier e o consórcio CMEL ainda não identificaram o problema que fez o pneu se romper.

O Metrô informou, em nota, que a peça que provocou problema é parte do run flat do pneu que rompeu. Parte do pneu caiu dos trilhos na Avenida Professor Luiz Inácio de Anhaia Mello. “Apesar de o sistema Monotrilho ter sido projetado e concebido com uma tela que recobre toda via, para evitar ocorrências deste tipo, houve este caso pontual. Estamos cobrando que a Bombardier, que faz parte do Consórcio CMEL – responsável pela da Linha 15, identifique os problemas que são de sua responsabilidade”, disse.

Crédito: G1
No próximo dia 26 de novembro, às 18h, o Grupo Mistura Fina, originário de Embu
Nos dias 29 e 31 de outubro, às 20h, acontecerá uma performance instrumental intitulada "O
O candidato Hugo Prado (Republicanos) lidera a pesquisa Badra para a Prefeitura de Embu das