Já pensou que ao receber uma mensagem de um grande amigo pedindo dinheiro, pode ser golpe? Isso mesmo, cibercriminosos estão invadindo contas do whatsapp e aplicando golpes que podem custar muito caro. O Primeiro Notícias apurou que já teve vítimas em Embu das Artes e região.
Um comerciante de Embu das Artes foi surpreendido com um amigo levando em mãos a tal quantia solicitada e descobriram que se tratava de um golpe, já que ele não tinha solicitado o “favor”, e nem estava utilizando seu aplicativo de conversas no momento.
“Um amigo chegou com o dinheiro na mão falando ‘trouxe aí o dinheiro que você pediu emprestado’, quando ele [vítima] olhou o whatsapp já estava com a tela branca. Outras pessoas foram atrás dele falando que ele tinha pedido o dinheiro emprestado. Um parente dele chegou a fazer o depósito e perdeu R$ 1.500,00 reais, o outro só não perdeu porque decidiu levar em espécie”, relatou um conhecido da vítima.
O alerta sobre um novo tipo de golpe contra usuários do aplicativo de bate-papo foi feito pelo laboratório de pesquisa ESET América Latina, empresa presente em 180 países e com escritório em cidades como São Paulo. Especializado em detectar ameaças no ambiente virtual, o grupo descobriu que o sequestro das contas de WhatsApp é feito por meio de um ataque conhecido como QRLjacking.
Conhece alguém que sofreu golpes assim? Relate para nós, pelo whatsapp da redação (11) 95796-5548.
Dicas de segurança
– Use redes públicas ou não confiáveis o mínimo que puder, pois ataques como esse em geral acontecem quando o cibercriminoso está na mesma rede que suas vítimas. Se precisar usar redes públicas, evite acessar informações que não são extremamente necessárias naquele momento.
– Mantenha programas e aplicativos usados constantemente atualizados: em geral, as atualizações trazem novos recursos e corrigem eventuais falhas de segurança dos programas.
– Evite encaminhar ou solicitar dados bancários por mensagem, ou se fizer ligue para pessoa informando a quantia que precisa.
– Tome cuidado com aplicativos que pedem acesso aos dados de câmera, fotos e dentre outros.