O Sindicato dos Metroviários de São Paulo informou por meio de suas redes sociais que as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, podem paralisar suas atividades na próxima sexta-feira, 1° de março.
Segundo o sindicato, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que são responsáveis pela operação e manutenção dos ramais, são intransigentes em negociar o acordo coletivo com os empregados. A entidade diz ainda que os trabalhadores têm péssimas condições de trabalho.
É a primeira vez que linhas de metrô operadas pelos consórcios ameaçam paralisar as atividades.
Representatividade
Em abril de 2018 o Sindicato dos Metroviários de São Paulo foi vitorioso no julgamento o recurso, ocorrido em 4 de abril de 2018, no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre a representação sindical dos funcionários da Linha 4-Amarela. Segundo a entidade, a decisão foi unânime.
Já sobre a Linha 5-Lilás, o sindicato afirma que tenta negociar com a concessionária ViaMobilidade que todos os trabalhadores tenham todos os direitos que os funcionários da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) possuem.
A última vez em que os metroviários paralisaram suas atividades, no ano passado, a Linha 5-Lilás ainda era operada pelo Metrô, o ramal foi assumido posteriormente pela ViaMobilidade, que faz parte do Grupo CCR, assim como a ViaQuatro.