A Polícia Civil de São Paulo iniciou na manhã desta quinta-feira (24) uma operação para prender integrantes da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), que age dentro e fora de presídios.
Foram expedidos 39 mandados de prisão e outros 59 de busca e apreensão em 22 cidades, incluindo a capital paulista, região metropolitana, litoral e interior do estado, além de 59 mandados de busca e apreensão.
Para Taboão da Serra foram expedidos mandados de prisão e de busca e apreensão. Ao todo serão bloqueadas as contas bancárias de 47 dos integrantes do PCC.
Foram três meses de investigação para a deflagração da operação Transponder. As investigações tiveram início a partir de fragmentos de manuscritos apreendidos na região de Presidente Prudente e identificaram que integrantes da facção estariam comandando ações criminosas de dentro da Penitenciária Ozias Lúcio dos Santos, na cidade de Pacaembu.
De acordo com a polícia, o grupo investigado é responsável pela movimentação financeira, tráfico de drogas dentro e fora dos presídios e comunicação da organização criminosa.