Em uma fiscalização do Conselho Municipal de Saúde foi encontrado um escorpião, nas dependências do Pronto Socorro Central em Embu das Artes, e ficaram em alerta diante do perigo aos pacientes, que por muitas vezes encontram o local lotado e poderiam ter sido picados pelo aracnídeo.
Segundo o conselheiro de saúde, foi encontrado perto da sala de medicação e inalação. “E não era só um, capturamos um para deixar como amostra para fazer analise assim que amanhecer. Médicos tem poucos, mas escorpião tem muitos. A situação é séria”, falou, que foi encontrado na madrugada da segunda-feira, dia 26.
Pessoas ligadas a saúde alertaram que é preciso que a Zoonose precisa tomar providências evitando assim problemas maiores causados por um animal, que ameaça a saúde dos pacientes que estão no local procurando por atendimento médico e poderiam ter sido picados.
Segundo informações, esse caso não é isolado, e sim recorrente em unidades de saúde e também escolas do município. “É importante a população ficar atenta, ter muitos cuidados e pressionar a gestão pública para uma providência, pois vários casos já foram citados e isso significa que se trata de infestação de escorpiões. Todos nós estamos correndo perigo”.
Após ter sido recolhido, o animal foi entregue na administração do Pronto Socorro Central juntamente com o relato do ocorrido, para que pudessem fazer a análise e tomar as devidas providencias. Em contato com a Secretaria de Saúde, que não comentou o caso.