Criminosos em um carro Fiat/Pálio de cor prata dispararam vários tiros de pistolas e escopetas calibre 12 contra a base da Guarda Civil Municipal, instalada no cruzamento das ruas Julio Fernandes com a Julio Cesar Acosta Gimenez, no Jd. Leme, em Taboão da Serra, na madrugada desta terça-feira (31). Poucos minutos depois da 0h, o bairro vivenciou momentos de guerra.
Os criminosos efetuaram mais de 20 disparos. Havia dois guardas que estavam no local, que revidaram disparando contra o carro do grupo. Apesar do ataque surpresa, nenhum GCM se feriu.
De acordo com testemunhas e informações confirmadas pela GCM, os criminosos abandonaram o veículo e se evadiram do local após a reação dos guardas. Não há informações sobre o paradeiro dos bandidos.
Os tiros danificaram várias partes do trailer da GCM. Equipamentos de monitoramento, como monitores, computadores e rede de cabos ficaram destruídos. Viaturas da própria GCM e também da Polícia Militar fizeram um cerco no local. Outras equipes realizaram buscas pelas ruas da região atrás dos criminosos.
As autoridades policiais acreditam que o motivo do ataque deve fazer parte de uma represália. Criminosos estariam buscando vingança após a ação dos policiais de elite da Polícia Militar (Rota) na rua Grenoble, no Campo Limpo, bairro da zona sul de São Paulo que faz divisa com a base da GCM de Taboão da Serra. Quatro homens que integravam uma facção criminosa foram mortos no último domingo, dia 29.
A base fixa da GCM no Jd. Leme já foi alvo de um outro ataque realizado em dezembro de 2014. Um guarda foi atingido no braço e na barriga após dois bandidos em uma moto dispararem contra a estrutura. Apesar dos ferimentos, o GCM foi hospitalizado e recuperado.