Durante o mês de junho, a Prefeitura de Cotia realizou três blitzes com vistas à fiscalização de motociclistas e, apesar de o foco ser as motos, alguns carros também foram fiscalizados. As ações foram desencadeadas pela Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans), em parceria com a Segurança Pública, e contou com a participação de agentes de trânsito, Guardas Civis Municipais e Polícia Civil. A operação resultou em 421 veículos, entre carros e motos, fiscalizados.
No dia 11 de junho, a blitz aconteceu na Granja Viana, no dia 13 de junho, em Cotia e, no dia 19, em Caucaia do Alto. “O foco principal foram os motociclistas. São eles também as maiores vítimas de acidentes e, as motocicletas os maiores alvos de furtos, roubos e documentação irregular”, disse Joaquim Brechó, titular da Settrans. “Agradeço a todos que participaram desta ação em favor da segurança em Cotia”, completou.
Brechó lembrou que, durante a programação do Movimento Maio Amarelo, a Settrans realizou diversas blitzes educativas em vários pontos da cidade. O objetivo foi alertar motoristas e pedestres sobre a importância de manter os seus veículos com a manutenção e documentação regulares, sobre comportamento responsável no trânsito e sobre segurança. Durante as ações, foram distribuídos materiais educativos aos abordados.
“Quando assumiu, em 2017, o prefeito Rogério Franco criou a Campanha Permanente de Educação para o Trânsito e, de lá para cá, dezenas de ações voltadas para a segurança no trânsito e pela preservação da vida têm sido implementadas”, afirmou Brechó. Por meio da Campanha, agentes de trânsito fazem um grande trabalho educativo em escolas para ajudar na construção de futuros motoristas mais conscientes e que deem prioridade à vida.
As blitzes em parceria com a GCM e com a Polícia Civil resultaram em nove autuações e 25 apreensões.