Zoonoses de Itapecerica resgata e dá assistência a macaco machucado encontrado no bairro da Lagoa
O bugio já foi encaminhado e está sob cuidados da ONG Cepav
6 de setembro de 2017
(Foto: Assessoria de Imprensa)

Um macaco bugio foi encontrado acuado e machucado na principal estrada do bairro da Lagoa, Estrada João Rodrigues de Moraes, em Itapecerica da Serra, na manhã desta terça-feira, 5 de setembro. O animal macho de pequeno porte, porém adulto, foi localizado pelos moradores da região, que imediatamente acionaram o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.

Segundo a médica veterinária do CCZ Dra. Maria de Fátima Alves Martins, o animal havia tentado escalar uma casa, quando escorregou e caiu sobre um poste de luz. Por sorte, sofreu a descarga de apenas um fio, fazendo com que seu organismo suportasse o choque elétrico. Com queimaduras de aproximadamente 5º grau em sua pata e barriga, o macaco não precisou ser sedado em nenhum momento.
Foram realizados exames para diagnosticar uma possível doença viral, como febre-amarela ou raiva, típicas de animais dessa espécie, mas felizmente nada foi detectado.

“No momento, ele está medicado somente com antibiótico e analgésico. Há um tempo, nós nos preparamos bastante, através de várias pesquisas sobre macacos e seus tratamentos. Hoje, já sabemos lidar com bastante precisão em casos como esses”, explica Dra. Maria de Fátima.

O bugio já foi encaminhado e está sob cuidados da ONG Cepav, localizada em Barueri, Região Metropolitana de São Paulo, referência em macacos, onde ficará até sua recuperação total. De acordo com a médica veterinária, “pelo que analisamos, será um longo tratamento de reabilitação, com estimativa prevista de seis meses, até a pele se regenerar”.

Veja também  Em meio a chuva, fiéis assistem a Paixão de Cristo em Itapecerica da Serra
Crédito: Assessoria de Imprensa
O Mc Gui GS gravou um videoclipe da música "Vamos Brasil" na comunidade do Morro
Está chegando uma das maiores festas da Região Metropolitana de São Paulo é a 41ª
A eleição da rainha e princesas realizada na última sexta-feira, 28, abriu o calendário de