Você sente fome do quê?
3 de junho de 2019
(Foto: Divulgação)

Você sabe realmente quando está com fome?

É muito comum as pessoas dizerem que sentem fome o dia todo ou que no final da tarde bate aquela vontade avassaladora de comer um chocolate ou outra larica. Mas será que isso é mesmo fome ou vontade de comer?

Hoje você vai conhecer os diferentes tipos de fome e saber como identificá-los.

A fome real se trata de uma sensação física que ocorre pela necessidade urgente de comida. Ela não é específica, portanto, qualquer alimento que você tenha disponível e goste pode matar a fome. Está ligada à nossa sobrevivência e vem aos poucos, acompanhada de uma série de estímulos, como a sensação de estômago vazio e também da presença de alguns hormônios, como a grelina, produzida pelo estômago e que age no cérebro, disparando a sensação de fome. A fome real não escolhe alimentos.

Existe um outro tipo de fome chamada fome social ou vontadezinha. Ela aparece quando o alimento está disponível, vemos, sentimos o cheiro, ouvimos falar do alimento e por isso pode fazer com que comemos no modo automático, ou seja, sem perceber, de forma inconsciente.

É como aquele amendoim que está em cima da mesa e acabamos pegando, mesmo que sem fome.

Já a vontade de comer é bem específica, mas não é urgente. Está relacionada ao prazer, a sentir o gosto, degustar, apreciar, saborear, preferências. Esse é um tipo de fome que merece ser respeitado e atendido.

Há também a fome emocional, que também pode ser chamada de vontadezona. Ela está diretamente ligada aos mecanismos de recompensa cerebral e envolve a necessidade de comer algo gostoso. Ela pode, às vezes, se originar de um acúmulo de vontades que não foram respeitadas e aceitas, por conta do pensamento restritivo e dessa forma, algumas vezes acaba-se comendo de forma impulsiva.

Veja também  Funcionários dos Correios entram em greve

A correria do dia a dia juntamente a facilidade de acesso que temos a uma enorme variedade de alimentos contribuem para que deixemos de escutar os sinais do nosso corpo, nos levando a comer por ansiedade, estresse, frustração ou simplesmente porque está na hora da refeição e algum dia simplesmente alguém te disse que aquele deveria ser o horário de comer.

Por isso, saber diferenciar os tipos de fome é essencial quando pensamos em corrigir nossos hábitos alimentares.

Não é que você só deva comer quando estiver com fome real. O ideal é que isso seja respeitado na maior parte do tempo, mas sabemos que existem dias e situações onde isso pode não acontecer e tá tudo bem.

Entenda que o mais importante é estar presente pra isso, tornar a situação consciente e prestar atenção para valorizar o momento e não sentir-se culpado depois.

O papel da alimentação é nutrir nosso corpo, nossas células e nos dá prazer. Porém ela não deve ser a única fonte de prazer da nossa vida, e nem o prazer deve ser sempre o único motivo pelo qual fazemos nossas escolhas alimentares.

Espero que minhas dicas tenham ajudado você!

Sobre a Nutri

Meu nome é Jessica Herrera, sou nutricionista e apaixonada pela profissão que escolhi exercer, apaixonada por alimentação saudável e por tudo que envolve saúde. Acredito que para ter uma alimentação saudável é preciso ter equilíbrio, com proporções necessárias entre os diferentes nutrientes. Não inventivo radicalismos, e sim a busca do prazer em comer e sem culpa.
A nutrição vai além de contar calorias, ela proporciona bem estar, aproxima pessoas, é mostra que viver em equilíbrio é necessário cuidar do corpo e da mente.

Crédito: Colunista Jessica Herrera
Não é novidade que uma boa saúde começa pela alimentação. Mas ainda há práticas que
Que tal fazermos um detox para limpar seu organismo e ajudar no seu emagrecimento? NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) prorrogou as inscrições para a