Vereadores de Embu das Artes questionam implantação de radares e postura de secretário
16 de fevereiro de 2018
(Foto: Alexandre Oliveira)

Na breve sessão ordinária da Câmara Municipal de Embu das Artes, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 16, alguns dos vereadores da base de oposição ao governo municipal debateram sobre as instalações de radares nas avenidas e estradas do município. Entre os questionamentos feitos pelos vereadores Luiz do Depósito, André Maestri e Edvânio Mendes, “faltam critérios para escolha dos locais para implantação dos radares”.

O primeiro vereador a abordar o assunto foi André Maestri. Ele cobra por informações contraturais da empresa responsável pelos radares juntamente com a prefeitura. “Eu, Edvânio e Luiz do Depósito (SIC) fomos nos pontos onde estão sendo instalados os novos radades na nossa cidade. Não sou técnico nem engenheiro de trânsito, mas quero pontuar a informação correta. O porquê da instalacão desses esquipamentos. Às vezes isso se torna uma fábrica de multas para arrecadar recursos. Temos dois pontos, a questão da velocidade e também da arrecadação”, mencionou o vereador.

Seguindo a mesma linha de raciocínio de André Maestri, o vereador Luiz do Depósito afirmou ser a favor das fiscalizações de trânsito, mas contesta o excesso de radades, cobrando por melhorias de sinalização. “Vi um notícia que o valor anual para manter o sistema de radar é de 15 mil reais. Sou a favor das fiscalizações nos locais que realmente precisam e não colocar um radar em um local onde não passa pedestres, no meio do mato, onde devia fazer sinalizações com lombada e faixa de pedestres. Não temos sinalizações”, salientou.

Já para Edvânio Mendes, a implantação dos radares no município pode ser comparado com o que aconteceu na cidade de São Paulo durante gestão de Fernando Haddad (PT) na prefeitura, e citou “Indústria da multa”.

Veja também  Crianças esperam mais de 6 horas no PS Infantil de Embu das Artes

“Não sou contra (radares) em alguns pontos, mas quando eu vejo um radar ao lado de uma UBS e de um farol no Jardim São Marcos é uma irresponsabilidade, não há necessidade. Fiquei abismado quando vi um radar alí próximo da Perdigão. Pra que colocou um radar alí? Não tem movimento. Tem alguns locais que precisa ter um estudo técnico para colocar”, falou o vereador.

O vereador Daniboy preferiu não entrar em discussão, mas comentou: “Quem respeita o limite de velociade não terá problemas com multas ou pontuação na carteira”.

Com exceção de Daniboy, os mesmos vereadores criticaram quanto à postura do Secretário de Comunicação e Gestão Técnológica, Jones Donizetti, em meio as redes sociais. Donizetti costuma interagir com seus seguidores em seu perfil no Facebook, onde comenta sobre vários assuntos políticos e administrativos do município, com divulgações de balanços do governo. Entretanto, de acordo com os vereadores Edvânio Mendes, Luiz do Depósito e André Maestri, o secretário “brinca com irresponsabilidade” em seus vídeos.

“Ele só fica de ‘mi mi mi’ na rede social. Vai trabalhar, secretário. Fica usando a rede social para falar ‘besteirinhas’ e ‘abóbrinhas’. Tem 13 milhões na sua pasta, é muito recurso pra você”, criticou Edvânio Mendes.

O vereador Luiz do Depósito fez o uso da tribuna no grande expediente para falar de Jones Donizetti. Ele também ressaltou o requerimento de sua autoria para a redução de salário dos secretários municipais. “Não é justo um secretário ganhar 500 reais por dia em uma cidade carente. Sou a favor da redução de salário. Segundo ele (Jones), diminuiu mais de 2 milhões 800 mil reais com a extinção das secretarias, mas que eu saiba, apenas um secretário saiu. Esse secretário ganhava 2 milhões? Peço uma avaliação”, questionou.

Veja também  Acidente entre dois carros congestiona trânsito

Edvânio Mendes aproveitou a fala de Luiz do Depósito e chamou o secretário para cobrar esclarecimentos das irregularidades nos valores do IPTU 2018.”Ele deveria usar a rede social para explicar a questão do IPTU que veio tudo errado. Precisa explicar pro povo e ter uma postura de responsabilidade”, cobrou.

Homenagem

Em comemoração aos 59 anos do município de Embu das Artes, a Câmara Municipal realizará uma sessão solene neste próximo domingo, dia 18, às 10h00. Personalidades de dentro e fora do município serão homenageadas pela casa de leis.

Crédito: Rodrigo Lopes
Na 22º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Embu das Artes, realizada na manhã desta
Com o fim do recesso parlamentar nesta terça-feira, dia 31 de julho, todas as câmaras
Na última terça-feira, dia 5, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Taboão da