Vereadores de Embu das Artes abordam Miracatiba, IPTU, Imprensa e chegada de 1 milhão em emendas
Sessão tranquila discutiu problemas enfrentados pela população
14 de março de 2018
(Foto: Assessoria CMEA)

Durante a 6º sessão ordinária do ano legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes, na manhã desta quarta-feira (14) os vereadores discutiram diversas situações enfrentadas pela população, com críticas a empresa de transporte intermunicipal Intervias Miracatiba e também ao envio de processos e a falta de aviso prévio para munícipes que não realizaram o pagamento do IPTU de 2017 devido ao acréscimo de juros nos valores. O vereador Bobilel Castilho (PSC) se justificou quanto aos discursos dirigidos a imprensa regional na última sessão. Já a vereadora Rosangela Santos (PT) anunciou o envio de 1 milhão e 350 mil reais em emendas parlamentares do deputado estadual Geraldo Cruz (PT).

IPTU

O vereador Luiz do Depósito (PMDB) cobrou posicionamento do governo municipal em relação ao acréscimo de valores no IPTU 2017 e das notificações judiciais enviadas aos munícipes que não quitaram a dívida do ano vigente. Para o vereador, a prefeitura falhou por não ter comunicado a população com antecedência. “Começou a chegar nas casas os processos de quem não pagou o IPTU de 2017. Esse tipo de coisa não pode acontecer sem aviso prévio. Nós sabemos que o imposto deve ser pago, mas também tem que ver a dificuldade de cada família. Deveria ter anunciado nas redes sociais. Se a pessoa não realizar esse pagamento em até 15 dias, os bens dela serão bloqueados. Eu não acredito que o governo tenha tomado esse posicionamento. Todas as medidas feitas devem ser avisadas”, expressou o vereador.

Até mesmo o vereador aliado a base do governo, Júlio Campanha (PRB) confirmou ter passado pelo mesmo problema, mas afirmou que as providências já estão sendo tomadas pela prefeitura. “Eu concordo plenamente. Isso aconteceu comigo mesmo. O ano vigente de 2017 eu não pude negociar. O que não é certo é deixar de avisar a pessoa. Já conversei com o prefeito Ney Santos (PRB) e ele já tomou as providências”, disse o vereador Júlio Campanha.

Veja também  Mesmo após governo anunciar acordo, caminhoneiros continuam em greve na Régis

O presidente da Câmara Municipal, vereador Hugo Prado (PSB) enalteceu o assunto abordado e disse que o prefeito Ney Santos está ciente das irregularidades. “Na última reunião que tivemos com o prefeito, nós levamos esse problema. Temos um entendimento que antes da execução deve ser feita uma conciliação”, falou o presidente.

Miracatiba

O vereador André Maestri (PTB) criticou o serviço prestado pela empresa de transporte intermunicipal Intervias Miracatiba, consorciada pelo órgão estadual responsável EMTU. Ele indicou ao Legislativo para que a Miracatiba seja convocada para prestar esclarecimentos e apresentar melhorias à população. “Nós temos um problema seríssimo no transporte público municipal e intermunicipal, mas não compreendo essa empresa Miracatiba. Chegou a hora dessa Casa de Leis tomar uma atitude séria e convocar a Miracatiba. Por várias vezes já tentei marcar agenda com eles”, manifestou.

Já o presidente Hugo Prado mencionou a linha 124 (Santo Eduardo/ Embu das Artes – Metrô Butantã/São Paulo). “Dou exemplo a linha 124 onde diversos passageiros têm dificuldade de embarcar, com pouca quantidade de ônibus. Peço a direção dessa casa que possa convocar a empresa Miracatiba para prestar esclarecimentos”, comunicou o vereador.

Envio de emendas

A vereadora Rosangela Santos (PT) fez o uso da palavra no grande expediente para informar de um envio de recursos do deputado estadual Geraldo Cruz (PT), de 1 milhão e 350 mil reais em emendas parlamentaras para o município. “Recursos que serão investidos no esporte e para a melhoria da saúde no município. Só cabe a prefeitura aceitar a verba. Espero que essa parte burocrática seja resolvida”, disse a vereadora.

Já o líder do governo na Câmara, o vereador Indio Silva (PRB) ironizou o envio de emendas feito pelo deputado Geraldo Cruz, mas classificou como “bem-vinda”.

Veja também  30 mil eleitores estão com o título cancelado em Embu das Artes

“Só agora que o deputado (Geraldo Cruz) nos enviou emenda, por que será, hein? Em pleno ano eleitoral. Mas toda emenda é bem-vinda”, disse o vereador.

“Não desqualifiquei a imprensa”, diz Bobilel

O vereador Bobilel Castilho (PSC) se justificou quanto às declarações feitas para a imprensa regional sobre a notificação do TCE (Tribunal de Contas do Estado) que aponta irregularidades contratuais na obra da UBS Nossa Senhora de Fátima, durante a gestão municipal de Geraldo Cruz em 2008, prefeito da cidade na época. Bobilel havia cobrado a imprensa por não ter publicado a nota do Ministério Público encaminhada para a Câmara Municipal.

Bobilel Castilho criticou a matéria publicada no site Verbo Online, com o título “Mandado por Jones, Bobilel critica só para secretário gravar e desqualificar imprensa”. O vereador negou ser “pau-mandado” do Secretário de Comunicação e Gestão Tecnológica, Jones Donizetti, que postou um vídeo do discurso de Bobilel minutos depois em seu Facebook, comentando “a falta de interesse” da imprensa no assunto.

“É desagradável ver uma imprensa falar que fui mandado pelo secretário Jones. Eu não sou pau-mandado de ninguém. Eu falei nessa Casa sobre um apontamento do Ministério Público que é verdade. Foi desnecessário colocar a foto do meu pai (na matéria), é golpe baixo. Não é meu papel desqualificar a imprensa, tenho respeito por todos, mas também não poderia ficar quieto com uma atitude dessa . Ninguém manda Bobilel falar nada, eu falo o que penso e o que devo falar”, argumentou o vereador.

Crédito: Rodrigo Lopes
Na 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itapecerica, moradores dos bairros Santa Júlia, Jacira,
Na 14ª Sessão Ordinária do Segundo Período da Câmara Municipal de Taboão da serra, que
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município 3/2017, que aumenta de 13 para