Veja o que abre e o que fecha no feriado de Ano Novo
Serviços públicos emergenciais estarão de plantão
(Foto: Governo do Estado)

Os principais serviços públicos da região metropolitana de São Paulo não funcionarão no dia 1° de janeiro em virtude do feriado de Ano Novo (Confraternização Universal). Já os serviços essenciais de segurança e saúde, como a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, hospitais e prontos-socorros estarão de plantão atendendo a população em eventualidades de emergências.

As prefeituras de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia e Vargem Grande Paulista estarão fechadas a partir desta sexta-feira (29), voltando ao funcionamento normal a partir de terça-feira, dia 2.

Hospitais e Postos de Saúde

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas funcionarão ininterruptamente, de acordo com a prefeitura. As AMAs funcionarão normalmente das 7h às 19h, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs Especialidades permanecerão fechadas nestes dois dias, voltando a funcionar na segunda-feira, 4 de janeiro.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2010 não haverá atendimento ao público. As agências voltam a funcionar no dia 4 de janeiro. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos dias 31/12 e 1º de janeiro poderão ser quitados no dia 4 de janeiro.

Correios

No dia 31 de dezembro as agências abrem até as 12h e, no dia 1º, não abrem. Segundo os Correios, no dia 2 de janeiro algumas agências funcionarão em regime de plantão e, no dia 3, as agências não abrirão. Os serviços Sedex Hoje, Sedex 10, Sedex Mundi e Disque Coleta não funcionarão no dia 31 de dezembro. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) funcionará normalmente no final do ano, diariamente, das 8h às 22h.

Comércio

Segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), no dia 1º o comércio de rua e os shoppings terão ponto facultativo. O comerciante que quiser abrir terá que pagar salário dobrado dos funcionários da loja. No dia 31, o funcionamento é normal.

Feiras e Sacolões

Sacolões e feiras livres e o Mercado Municipal não irão funcionar no dia 1º de janeiro. No dia 31, será ponto facultativo, mas, segundo a prefeitura todos os equipamentos atenderão nos horários e locais habituais.

AES Eletropaulo

Funcionamento 24 horas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro para informações sobre falta de energia, casos de fio partido, poste abalroado ou problemas na rede de distribuição (0800 72 72 196). Também funcionará normalmente a central de atendimento preferencial portadores de deficiência auditiva ou de fala (0800 77 28 626).

Veja também  Vivências Fotográficas em Cotia: Oficinas gratuitas propõem uma nova forma de fotografar

Água

A central de atendimento da Sabesp (número 195 na Grande São Paulo e 0800 550 195 nas demais regiões atendidas) funcionará 24 horas durante todos os dias, incluindo o ano-novo, atendendo aos casos emergenciais. O Disque Sabesp (08000119911) terá horários diferenciados: dia 31, das 10h às 16h; dia 1º não funciona; dia 2, das 8h às17h; dia 3, das 10h às 16h. As agências comerciais não funcionam do dia 31 ao dia 3 na maioria das áreas de atendimento.

Aeroportos

O aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, operará normalmente na sexta-feira de ano-novo, e Congonhas, na cidade de São Paulo, funcionará das 6h às 23h.

Assistência social

Abrigos, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, centros de referência da criança e do adolescente e os centros de acolhida (antigos albergues) funcionam normalmente 24 horas, segundo a prefeitura de São Paulo. No dia 1º fecham o Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Loja Social-Roda da Cidadania (reabrirá apenas no dia 4 de janeiro), Agente Jovem, Restaurante-Escola São Paulo, núcleos sócio-educativos, Centro de Referência de Assistência Social e Coordenadoria de Assistência Social.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo não funcionam na sexta-feira (29), no sábado (30) e na segunda-feira (1). As unidades voltam a atender na terça-feira (2), após as 12h. Para garantir comodidade, os atendimentos devem sempre ser agendados.

O Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo, está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, no Facebook, no link www.messenger.com/t/PoupinhaSP.

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários obtenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, e endereços dos postos.

Detran.SP

As unidades do Detran.SP não funcionam na sexta-feira (29), no sábado (30) e na segunda-feira (1) e voltam a atender na terça-feira (2), após as 12h. Os postos que funcionam junto às prefeituras ou delegacias podem seguir o expediente desses órgãos.

Vale ressaltar que o Departamento oferece 27 serviços on-line em seu portal. Na página, o cidadão pode fazer pedidos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha de acesso pessoal.

Para mais informações, a central telefônica do Detran.SP para quem reside em São Paulo ou em municípios com DDD 11 é o 3322-3333. Já quem mora nas demais localidades pode ligar no 0300-101-3333.

Procon-SP

Os postos de atendimento pessoal Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera não na sexta (29), no sábado (30) e na segunda (1). Na terça-feira (2), o atendimento será das 12h às 19h.

Veja também  Show do Grupo Doce Encontro encerra o 3º Arraial da ONG Família Ser Humano

Já as audiências, administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico (151), atendimento eletrônico, Núcleos Regionais em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba não funcionam na segunda (25). Não há funcionamento aos sábados.
A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal

Ônibus municipais de São Paulo

De acordo com a SPTrans, no dia 31 de dezembro a frota funcionará com 70% dos ônibus e no dia 1º com 60%. A SPTrans afirma também que, por causa do Réveillon na Paulista, 45 linhas de ônibus que circulam na via entre as ruas Augusta e Teixeira da Silva terão seus itinerários alterados e, boa parte, passará por ruas paralelas. A alteração ocorre das 20h do dia 31 até 6h do dia 1º.

CPTM

Na madrugada da virada do ano, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) manterá a circulação de trens para atender aos usuários que vão participar da festa na Avenida Paulista.

As estações das linhas 7-Rubi (Luz– Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz – Estudantes) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana) estarão abertas para embarque e desembarque até 1h do dia 1º de janeiro.

Após a 1h, todas as estações continuarão abertas para o desembarque. O embarque somente poderá ser feito por meio de transferência com o Metrô nas estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí. Entre 1h e 4h, o intervalo médio entre as composições será de 15 minutos.

Metrô

Quem pretende comemorar a chegada de 2018 no “Réveillon da Paulista” encontrará no transporte público a melhor alternativa para chegar ao local da festa. Na virada do ano, para facilitar o deslocamento dos usuários, o Metrô preparou um esquema especial de operação. Nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente–Vila Madalena), exceto estação Consolação, e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) o embarque poderá ser realizado até às 2h. Após esse horário, quem estiver na avenida Paulista, poderá utilizar as estações Paraíso, que integra as linhas 1-Azul e 2-Verde, Trianon/Masp e Brigadeiro, da Linha 2-Verde, e a estação Paulista, da Linha 4- Amarela, para embarcar. As demais estações nessas linhas continuarão em operação, mas somente para desembarque.

Nas linhas 5-Lilás (Capão Redondo – Brooklin) e 4-Amarela (Butantã-Luz), que é operada pela concessionária ViaQuatro, com exceção da estação Paulista que terá funcionamento ininterrupto, todas as demais estações permanecem abertas para embarque e desembarque até 1h. Após esse horário, as estações ficarão abertas, no entanto, somente para desembarque também. Já na Linha 15-Prata, o horário de operação das estações Oratório e Vila Prudente não será alterado na virada do ano e ambas fecham no horário habitual, à meia-noite, reabrindo às 4h40 do dia 1º.

Veja também  Fim de semana com eventos esportivos, exposições e lançamentos no cinema

Estação Consolação fecha mais cedo no dia 31

Quem normalmente utiliza a estação Consolação deve ficar atento às mudanças programadas no último dia do ano. Por questões de segurança, devido a proximidade ao local da festa na Paulista, todos os acessos à esta estação serão fechados às 18 horas do dia 31 e reabrirão somente no dia 1º. O acesso às plataformas desta estação só será possível a quem embarcar na estação Paulista, da Linha 4-Amarela, e realizar transferência gratuita para a Linha 2-Verde. A medida será informada aos usuários por meio de cartazes, mensagens sonoras nas estações e nos trens e nas redes sociais oficiais do Metrô.

Durante a noite de Réveillon, para garantir a segurança dos usuários, o contingente de funcionários será reforçado nas estações mais próximas ao evento. Para uma viagem tranquila, o Metrô recomenda aos usuários que sigam as orientações dos empregados e não formem aglomerações nas plataformas e mezaninos das estações. Para não ter que conviver com filas de última hora, a dica é a compra antecipada das passagens. Caso presencie alguma anormalidade, o usuário dispõe dos serviços SMS-Denúncia (telefone 97333-2252) e do aplicativo Metrô Conecta para contato. Basta enviar uma mensagem para atuação dos funcionários do Corpo de Segurança. O Metrô garante total anonimato do passageiro. Vale lembrar que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.
No primeiro dia de 2018, todas as linhas do Metrô voltam a operar nos horários habituais, com reabertura das estações a partir das 4h40.

Retorno do feriado tem antecipação de horário

Na terça-feira (2), para atender aos usuários que retornam à capital, o início da operação será antecipado para as quatro horas da manhã nas linhas 1, 2, 3 e 4, com viagens extras para os usuários. Nas linhas 5-Lilás e 15-Prata, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, às 4h40.

Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

*Com informações do Governo do Estado de SP e do site Terra

 

Crédito: Rodrigo Lopes
A dificuldade de deslocamento está entre os fatores que mais afetam a qualidade de vida
A Justiça do Trabalho de Osasco (SP) proibiu, em liminar proferida na última sexta-feira (27),
Com o fim do recesso parlamentar nesta terça-feira, dia 31 de julho, todas as câmaras