Veja o que abre e o que fecha no feriado de Ano Novo
Serviços públicos emergenciais estarão de plantão
28 de dezembro de 2017
(Foto: Governo do Estado)

Os principais serviços públicos da região metropolitana de São Paulo não funcionarão no dia 1° de janeiro em virtude do feriado de Ano Novo (Confraternização Universal). Já os serviços essenciais de segurança e saúde, como a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, hospitais e prontos-socorros estarão de plantão atendendo a população em eventualidades de emergências.

As prefeituras de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia e Vargem Grande Paulista estarão fechadas a partir desta sexta-feira (29), voltando ao funcionamento normal a partir de terça-feira, dia 2.

Hospitais e Postos de Saúde

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas funcionarão ininterruptamente, de acordo com a prefeitura. As AMAs funcionarão normalmente das 7h às 19h, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs Especialidades permanecerão fechadas nestes dois dias, voltando a funcionar na segunda-feira, 4 de janeiro.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2010 não haverá atendimento ao público. As agências voltam a funcionar no dia 4 de janeiro. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos dias 31/12 e 1º de janeiro poderão ser quitados no dia 4 de janeiro.

Correios

No dia 31 de dezembro as agências abrem até as 12h e, no dia 1º, não abrem. Segundo os Correios, no dia 2 de janeiro algumas agências funcionarão em regime de plantão e, no dia 3, as agências não abrirão. Os serviços Sedex Hoje, Sedex 10, Sedex Mundi e Disque Coleta não funcionarão no dia 31 de dezembro. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) funcionará normalmente no final do ano, diariamente, das 8h às 22h.

Comércio

Segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), no dia 1º o comércio de rua e os shoppings terão ponto facultativo. O comerciante que quiser abrir terá que pagar salário dobrado dos funcionários da loja. No dia 31, o funcionamento é normal.

Feiras e Sacolões

Sacolões e feiras livres e o Mercado Municipal não irão funcionar no dia 1º de janeiro. No dia 31, será ponto facultativo, mas, segundo a prefeitura todos os equipamentos atenderão nos horários e locais habituais.

AES Eletropaulo

Funcionamento 24 horas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro para informações sobre falta de energia, casos de fio partido, poste abalroado ou problemas na rede de distribuição (0800 72 72 196). Também funcionará normalmente a central de atendimento preferencial portadores de deficiência auditiva ou de fala (0800 77 28 626).

Veja também  Primavera começa com tempo abafado e chuva deve retornar na região

Água

A central de atendimento da Sabesp (número 195 na Grande São Paulo e 0800 550 195 nas demais regiões atendidas) funcionará 24 horas durante todos os dias, incluindo o ano-novo, atendendo aos casos emergenciais. O Disque Sabesp (08000119911) terá horários diferenciados: dia 31, das 10h às 16h; dia 1º não funciona; dia 2, das 8h às17h; dia 3, das 10h às 16h. As agências comerciais não funcionam do dia 31 ao dia 3 na maioria das áreas de atendimento.

Aeroportos

O aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, operará normalmente na sexta-feira de ano-novo, e Congonhas, na cidade de São Paulo, funcionará das 6h às 23h.

Assistência social

Abrigos, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, centros de referência da criança e do adolescente e os centros de acolhida (antigos albergues) funcionam normalmente 24 horas, segundo a prefeitura de São Paulo. No dia 1º fecham o Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Loja Social-Roda da Cidadania (reabrirá apenas no dia 4 de janeiro), Agente Jovem, Restaurante-Escola São Paulo, núcleos sócio-educativos, Centro de Referência de Assistência Social e Coordenadoria de Assistência Social.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo não funcionam na sexta-feira (29), no sábado (30) e na segunda-feira (1). As unidades voltam a atender na terça-feira (2), após as 12h. Para garantir comodidade, os atendimentos devem sempre ser agendados.

O Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo, está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, no Facebook, no link www.messenger.com/t/PoupinhaSP.

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários obtenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, e endereços dos postos.

Detran.SP

As unidades do Detran.SP não funcionam na sexta-feira (29), no sábado (30) e na segunda-feira (1) e voltam a atender na terça-feira (2), após as 12h. Os postos que funcionam junto às prefeituras ou delegacias podem seguir o expediente desses órgãos.

Vale ressaltar que o Departamento oferece 27 serviços on-line em seu portal. Na página, o cidadão pode fazer pedidos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha de acesso pessoal.

Para mais informações, a central telefônica do Detran.SP para quem reside em São Paulo ou em municípios com DDD 11 é o 3322-3333. Já quem mora nas demais localidades pode ligar no 0300-101-3333.

Procon-SP

Os postos de atendimento pessoal Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera não na sexta (29), no sábado (30) e na segunda (1). Na terça-feira (2), o atendimento será das 12h às 19h.

Veja também  Bancos já podem fazer empréstimo consignado do Auxílio Brasil e BPC

Já as audiências, administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico (151), atendimento eletrônico, Núcleos Regionais em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba não funcionam na segunda (25). Não há funcionamento aos sábados.
A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal

Ônibus municipais de São Paulo

De acordo com a SPTrans, no dia 31 de dezembro a frota funcionará com 70% dos ônibus e no dia 1º com 60%. A SPTrans afirma também que, por causa do Réveillon na Paulista, 45 linhas de ônibus que circulam na via entre as ruas Augusta e Teixeira da Silva terão seus itinerários alterados e, boa parte, passará por ruas paralelas. A alteração ocorre das 20h do dia 31 até 6h do dia 1º.

CPTM

Na madrugada da virada do ano, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) manterá a circulação de trens para atender aos usuários que vão participar da festa na Avenida Paulista.

As estações das linhas 7-Rubi (Luz– Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz – Estudantes) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana) estarão abertas para embarque e desembarque até 1h do dia 1º de janeiro.

Após a 1h, todas as estações continuarão abertas para o desembarque. O embarque somente poderá ser feito por meio de transferência com o Metrô nas estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí. Entre 1h e 4h, o intervalo médio entre as composições será de 15 minutos.

Metrô

Quem pretende comemorar a chegada de 2018 no “Réveillon da Paulista” encontrará no transporte público a melhor alternativa para chegar ao local da festa. Na virada do ano, para facilitar o deslocamento dos usuários, o Metrô preparou um esquema especial de operação. Nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente–Vila Madalena), exceto estação Consolação, e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) o embarque poderá ser realizado até às 2h. Após esse horário, quem estiver na avenida Paulista, poderá utilizar as estações Paraíso, que integra as linhas 1-Azul e 2-Verde, Trianon/Masp e Brigadeiro, da Linha 2-Verde, e a estação Paulista, da Linha 4- Amarela, para embarcar. As demais estações nessas linhas continuarão em operação, mas somente para desembarque.

Nas linhas 5-Lilás (Capão Redondo – Brooklin) e 4-Amarela (Butantã-Luz), que é operada pela concessionária ViaQuatro, com exceção da estação Paulista que terá funcionamento ininterrupto, todas as demais estações permanecem abertas para embarque e desembarque até 1h. Após esse horário, as estações ficarão abertas, no entanto, somente para desembarque também. Já na Linha 15-Prata, o horário de operação das estações Oratório e Vila Prudente não será alterado na virada do ano e ambas fecham no horário habitual, à meia-noite, reabrindo às 4h40 do dia 1º.

Veja também  Chuva atinge região depois de 100 dias; precipitação intensa com raios em Embu-Guaçu e Cotia

Estação Consolação fecha mais cedo no dia 31

Quem normalmente utiliza a estação Consolação deve ficar atento às mudanças programadas no último dia do ano. Por questões de segurança, devido a proximidade ao local da festa na Paulista, todos os acessos à esta estação serão fechados às 18 horas do dia 31 e reabrirão somente no dia 1º. O acesso às plataformas desta estação só será possível a quem embarcar na estação Paulista, da Linha 4-Amarela, e realizar transferência gratuita para a Linha 2-Verde. A medida será informada aos usuários por meio de cartazes, mensagens sonoras nas estações e nos trens e nas redes sociais oficiais do Metrô.

Durante a noite de Réveillon, para garantir a segurança dos usuários, o contingente de funcionários será reforçado nas estações mais próximas ao evento. Para uma viagem tranquila, o Metrô recomenda aos usuários que sigam as orientações dos empregados e não formem aglomerações nas plataformas e mezaninos das estações. Para não ter que conviver com filas de última hora, a dica é a compra antecipada das passagens. Caso presencie alguma anormalidade, o usuário dispõe dos serviços SMS-Denúncia (telefone 97333-2252) e do aplicativo Metrô Conecta para contato. Basta enviar uma mensagem para atuação dos funcionários do Corpo de Segurança. O Metrô garante total anonimato do passageiro. Vale lembrar que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.
No primeiro dia de 2018, todas as linhas do Metrô voltam a operar nos horários habituais, com reabertura das estações a partir das 4h40.

Retorno do feriado tem antecipação de horário

Na terça-feira (2), para atender aos usuários que retornam à capital, o início da operação será antecipado para as quatro horas da manhã nas linhas 1, 2, 3 e 4, com viagens extras para os usuários. Nas linhas 5-Lilás e 15-Prata, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, às 4h40.

Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

*Com informações do Governo do Estado de SP e do site Terra

 

Crédito: Rodrigo Lopes
A dificuldade de deslocamento está entre os fatores que mais afetam a qualidade de vida
A Justiça do Trabalho de Osasco (SP) proibiu, em liminar proferida na última sexta-feira (27),
Com o fim do recesso parlamentar nesta terça-feira, dia 31 de julho, todas as câmaras