Vargem Grande Paulista é inserida no Mapa do Turismo Brasileiro
O mapa serve como base para o planejamento e a execução de políticas para o setor
20 de setembro de 2017
(Foto: ISSRV )

O Ministério do Turismo divulgou na última semana, dia 14, a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e o destaque ficou com o estado de São Paulo, onde o número de municípios paulistas incluídos nesta nova versão da ferramenta quase que dobrou. De acordo com o levantamento feito, São Paulo saltou de 222 para 432 destinos, distribuídos em 51 regiões turísticas. E entre esses municípios paulistas está Vargem Grande Paulista.

O mapa serve como base para o planejamento e a execução de políticas para o setor. Neste ano, ele apresenta nova categorização das cidades, que foram escalonadas de A a E, tendo como parâmetros o fluxo turístico e o número de empreendimentos regulares cadastrados. A cidade de Vargem Grande Paulista está classificada na categoria D região de mananciais, aventura e arte.

Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões. Segundo o Ministério do Turismo, para implementar políticas publicas de forma consciente é preciso respeitar as peculiaridades e especificidades de cada região e entender o papel de cada município no processo de desenvolvimento regional do turismo. Por isso, foi feita a Categorização dos Municípios do Mapa do Turismo Brasileiro, importante passo para a implementação das novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo.

Para o prefeito Josué Ramos, fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro será um grande ganho para o município. “Ao cadastrarmos o município no Mapa poderemos receber recursos do governo federal quando houver e investir em políticas públicas de incentivo ao turismo e projetos que fomente a área. O próximo passo é conseguirmos o selo de Município de Interesse Turístico, outra ferramenta muito importante do governo estadual que garante o repasse de verbas para investir neste setor”, destacou.

Veja também  Cupom de desconto do Burger King é golpe no WhatsApp

Este ano já foram criados 20 Municípios de Interesse Turístico (MIT) e mais 120 estão sendo analisados pela Assembléia Legislativa e devem receber o título nos próximos meses, entre eles Vargem Grande Paulista.

Crédito: Assessoria de Imprensa
Uma mulher foi encontrada morta dentro da própria casa na cidade de Vargem Grande Paulista
Policiais civis do 2º Distrito Policial de Taboão da Serra (Demacro) apreenderam, na sexta-feira (13),
A cidade de Vargem Grande Paulista vai sediar o 5º Mundialito de Clubes de Beach