Vacinação contra Febre Amarela será intensificada nos postos de saúde de Embu das Artes neste sábado (24)
A meta é atingir 100% da população
(Foto: Reprodução - TV)

Todas as 16 Unidades Básicas de Saúde de Embu das Artes estarão abertas no próximo sábado, dia 24, das 9 às 15h, para intensificar a vacinação contra a febre amarela. Devem tomar a dose toda a população a partir de 9 meses de idade*, que trabalha ou mora na cidade.

É necessário apresentar documentos que comprovem a residência (conta de água ou luz, Cartão Cidadão Embuense ou o cartão de matrícula do posto) ou o local de trabalho na cidade (Carteira de Trabalho ou Declaração da empresa).

De acordo com os dados da prefeitura, foram vacinadas mais de 197 mil pessoas e a meta é atingir 100% da população.

Não pode tomar a dose

Gestantes, pacientes que tomam imunossupressores, pessoas em tratamento de quimioterapia e radioterapia, pacientes que fazem diálise e hemodiálise, soro positivo HIV (pode tomar a vacina se apresentar relatório do especialista que o acompanha), pacientes que receberam alta nos últimos dois anos de tratamento contra o câncer (podem tomar apresentando a carta do oncologista), portadores de artrite reumatoide, lúpus, doenças neurológicas graves (paciente com crise convulsiva sem controle).

Macacos

Os macacos não são transmissores da febre amarela. Eles são tão vítimas da doença quanto os humanos. Quem transmite a febre amarela são algumas espécies de mosquitos. Maltratar e matar macacos é crime previsto em lei.

Veja também  Prefeito Jorge Costa prestigia evento de caminhoneiros no Ginásio de Esportes
Crédito: Rodrigo Lopes
Em 2018, o Brasil já registrou mais de 2 mil casos confirmados de sarampo. São
O trabalho desenvolvido pelo Instituto INPAMA-CG em prol da prevenção de doenças virais que atingem
A Secretaria de Estado da Saúde alerta gestantes e pais, que ainda não imunizaram seus