Vacinação Antirrábica para cães e gatos começa no dia 1º de agosto
campanha acontece anualmente
17 de julho de 2017
(Foto: Reprodução)

No dia 1º de agosto, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) dos municípios da região inicia a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. Haverá postos espalhados pelos bairros entre às 9h e 16h. A campanha pretende imunizar todos os animais, com idade acima de três meses, contra o vírus da raiva para evitar que eles possam transmitir a doença.

A secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zacainer, ressalta a importância da vacina nos animais como prevenção.“Quem tem cão e gato não pode deixar de aderir essa campanha e levar o seu animal para receber a dose contra a raiva. A vacina é a única maneira de evitar a doença”.

Quem não conseguir vacinar, poderá, assim que terminar a campanha, ir até o CCZ de segunda a sexta-feira nos horários das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

A raiva é uma doença infecciosa, na maioria dos casos fatal, e afeta, unicamente, mamíferos, geralmente cães e gatos nos centros urbanos. Como não possui cura, a forma mais eficaz de prevenção é por meio da vacinação dos animais.

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra informa que, a vacina se estende para cães e gatos a partir dos três meses de idade, cães e gatos não devem ter livre acesso ás ruas, ao sair com o animal utilize coleira e guia, jamais provoque um animal, não toque em animais estranhos, feridos ou que esteja se alimentando, jamais aparte brigas entre animais e nem mexa com fêmeas e suas crias, em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos o ferimento deve ser lavado com água e sabão e logo em seguida procure orientação médica, identifique o animal agressor a seu proprietário, caso o cão ou o gato seja conhecido observar o animal durante dez dias e caso não tenha dono, desapareça ou morra procure imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses.

Veja também  Justiça assume erro e desbloqueia bens da Dolly

Com informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra

CCZ na região

Centro de Controle de Zoonoses de Embu das Artes
Estrada Velha de Cotia, 336, Itatuba
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h
Telefone: 4704-3673

Centro de Controle de Zoonoses de Taboão da Serra
Endereço: Rua Vítor Campisi, 250.
Telefone: 4701-8147

Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica da Serra
Endereço: Estrada Balthazar Manoel, 1.669 – Potuverá.

Centro de Controle de Zoonoses de Embu-Guaçu
Endereço:Estrada Basílio Vieira, 180. Sapateiro, Embu-Guaçu.
Telefone: (11) 4661-8569.

Centro de Controle de Zoonoses de Cotia
Endereço: Estr. da Ressaca, 350 – Cotia – SP, 06724-100

Crédito:
A Secretaria de Saúde de Cotia divulgou que o município está participando da Campanha de
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira (10/04) para gestantes, puérperas
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu antecipar o início da campanha