UniVesp é inaugurada no Pq. Francisco Rizzo em Embu das Artes
25 de agosto de 2017
(Foto: Aline Cyrillo)

Uma das unidades da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UniVesp) foi inaugurada na noite dessa quinta-feira, dia 24, no Parque Francisco Rizzo, em Embu das Artes. A cerimônia de entrega contou com a presença dos 200 estudantes aprovados no vestibular, além do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, também do prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes e demais secretários e vereadores da região. Veja todas as fotos

A unidade fornece cursos à distância de engenharia da computação, engenharia de produção, licenciatura em matemática e pedagogia. De acordo com a prefeitura, mais de 3 mil pessoas, de Embu das Artes e demais cidades, realizaram o processo seletivo.

 A estrutura do polo embuense comporta duas salas de aula, um laboratório de informática, uma secretaria, uma sala de coordenação e uma sala de estudos e banheiros, além de estar dentro do Parque do Lago Francisco Rizzo, ambiente tranquilo e arborizado da cidade.

O convidado especial da noite, professor Paulo Sartori, também conhecido como “professor Papau”, esteve presente. Ele realizou uma palestra de motivação aos estudantes. Papau é uma das primeiras pessoas a ganhar credibilidade no ramo de Educação à Distância, quando ainda apresentava o programa Vestibulando, da TV Cultura, nos anos 90.

“Eu fico muito emocionado de participar desse tipo de coisa, porque para cada aluno presente aqui, a importância de fazer parte dessa universidade é muito grande. A responsabilidade que eles têm com a família já está compensada pela alegria de ter passado no vestibular. Parabéns para Embu das Artes e região por esta iniciativa que se apresenta”, disse Papau.

O prefeito Ney Santos ressaltou a importância da UniVesp para solucionar a falta de capacitação dos cidadãos que têm dificuldade em ingressar no mercado de trabalho. O prefeito ainda lembrou do ano de 2010, quando ainda era vereador, onde surgiu a notícia da implantação de uma universidade federal em Embu das Artes, mas que não aconteceu.

Veja também  Novas vagas de emprego são oferecidas pelo PAT de Embu das Artes

“Quando lançou esse programa da UniVesp surgiu a oportunidade de avançar e correr atrás de fazer se tornar realidade. Em 2010, o sonho da nossa população foi frustante, mas essas 200 pessoas que estão matriculadas hoje na UniVesp estão representando toda a população embuense. Estamos reconstruindo a cidade e nada melhor do que começar pela educação”, salientou o prefeito.

Responsável direto e idealizador do projeto UniVesp em Embu das Artes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Hugo Prado,  enalteceu o trabalho em conjunto do Executivo com o Legislativo embuense para a vinda do núcleo de ensino superior.

“É uma etapa do início de um sonho, a concretização de uma universidade pública em Embu das Artes. O que estamos fazendo neste momento é oferecer uma oportunidade para que os interessados pela educação possam se capacitar. Diante desse cenário de mais de 14 milhões de desempregados em nosso país, nós precisamos de capacitação e formação em prol de gerar empregos. Este é um projeto grandioso, acima de toda demanda e coragem. O tempo foi curto, o espaço foi pequeno, mas conseguimos fazer um grande trabalho”, discursou o vereador.

Já para o secretário de Educação, Pedro Ângelo, “em três meses estruturamos esse espaço graças ao trabalho do prefeito Ney Santos, vereadores Hugo Prado juntamente com outros vereadores da cidade. É uma grande responsabilidade justamente no momento em que o país tem apenas 18% das pessoas estudando em universidades, onde poucos têm a oportunidade de usufruir de uma universidade pública. No momento de crise, é na educação que se investe.”

A coordenadora da UniVesp, Márcia Garcia, reforçou sobre o avanço do ensino à distância. “Estamos vivendo um momento histórico na cidade, no estado e no país. Nós acabamos de abrir mais de 16 mil vagas, distribuídas em 63 municípios no ensino superior gratuito e à distância. Serão os melhores professores do país, os mesmos da USP, Unicamp e Unesp. Nada disso seria possível se a cidade de Embu das Artes não tivesse aderido a parceria”, destacou.

Veja também  Restaurante Popular comemora aniversário com jantar especial em Embu das Artes

A Univesp é uma universidade pública do estado de São Paulo, destinada a oferecer cursos semipresenciais para todo o estado, sendo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, do governo do estado de São Paulo. Seus cursos são oferecidos em parceria com a Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação Padre Anchieta.

Crédito: Rodrigo Lopes
A fim de oferecer novas oportunidades de ensino e qualificação profissional, o prefeito de Vargem
A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) está com inscrições abertas para o
Em busca de um polo de educação superior em modalidade a distância da Universidade Virtual