TCE aponta falhas na Saúde de Itapecerica da Serra
Irregularidades em mais de 162 municípios do estado de São Paulo
18 de julho de 2018
(Foto: Primeiro Notícias)

O Relatório do Tribunal de Contas do Estado encontrou irregularidades no armazenamento de remédios em unidades de saúde de 162 municípios do estado de São Paulo, sendo 22 casos só na Grande São Paulo. O município de Itapecerica da Serra está inserido.

Dentre os problemas enfrentados, que fazem pacientes da rede pública de saúde não conseguirem adquirir remédios de distribuição gratuita, está a falta de controle em relação ao estoque. A fiscalização do tribunal identificou, por exemplo, que há Unidades Básicas de Saúde sem dados sobre estoque de segurança, ou seja, sobre a quantidade necessária de medicamentos.

No pronto-socorro do Jardim Jacira, a sala dos medicamentos não tem alvará da vigilância sanitária. O prédio não tem sequer auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. Além disso, os medicamentos de alto custo estavam guardados em armários quebrados ou sem fechadura.

Medicamentos no chão e sinais de mofo em sala

Fotos feitas pelos próprio TCE mostram o armazenamento de remédios no chão – em caixas de papelão – e a falta de extintores de incêndio e de luzes de emergência. Também há sinais de mofo nas paredes. Os medicamentos devem ser armazenados em lugares secos e arejados.

A prefeitura de Itapecerica da Serra ainda não se manifestou sobre o assunto.

*Com informações do G1

Veja também  Prefeitura de Itapecerica da Serra apresenta orçamento para 2018 em Audiência Pública
Crédito: Rodrigo Lopes
Um vídeo que vem circulando as redes sociais se tornou alvo de várias críticas vindas
O Tribunal de Contas do Estado apontou 23 irregularidades nos serviços prestados por organizações sociais
Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, dia 28, na Câmara Municipal de Embu da Artes,