Sistema São Lourenço é inaugurado e deve abastecer 2 milhões na Grande SP
Sistema irá pegar água da represa Cachoeira do França e será distribuída a moradores de 8 municípios, entre Cotia e Vargem Grande Paulista
4 de abril de 2018
(Foto: Reprodução/ TV Globo)

Foi inaugurado nesta terça-feira (3) o sistema São Lourenço de abastecimento de água, que pretende abastecer 2 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Este será o quarto sistema em capacidade de distribuição no Estado, atrás dos sistemas Cantareira, Guarapiranga e Alto Tietê.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) irá pegar água da represa da Cachoeira do França – que fica a 70 km de São Paulo.

De lá a água passará por 49 km até a estação de tratamento, que fica em Vargem Grande Paulista, e será distribuída para 2 milhões de moradores em 8 municípios: Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Osasco, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

Só que este sistema começa a operar em meio a uma discussão, sobre a quantidade de água da represa Cachoeira do França. Em março, o nível do reservatório estava abaixo do normal; comerciantes e moradores reclamavam que a água era usada para geração de energia.

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) irá monitorar a retirada de água da represa.

Estação

A estação de Vargem Grande Paulista vai começar a tratar 300 litros de água por segundo, 20% da capacidade. Aos poucos, a intenção é aumentar o volume até 6 mil e 400 litros por segundo.
Ela custou R$ 2,2 bilhões e foi construída em uma parceria público privada: um consórcio de empresas pagou a obra e vai receber da Sabesp o que gastou nos próximos 20 anos.

Percurso

A água que chega na estação de tratamento é retirada da represa Cachoeira do França que fica no limite entre Juquitiba e Ibiuna. No dia 14 de março, o reservatório estava 15 metros abaixo do normal. Até então, a água dele era usada apenas para geração de energia pra empresa Votorantin.

Veja também  Começa hoje o Arraial do Povo no Distrito dos Barnabés em Juquitiba
Crédito: G1
A Prefeitura de Cotia de Cotia, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação
Inaugurado nessa segunda-feira, dia 22, o Sistema CBTC implantado nos trens da Linha 5 Lilás
Um caminhão de coleta de lixo caiu em um buraco na manhã desta quinta-feira, dia