Saúde de Itapecerica da Serra vacina mais de 30 mil em Campanha contra a Febre Amarela
19 de dezembro de 2017
(Foto: Divulgação)

Nos primeiros dois dias de plantão para vacinação contra a febre amarela em Itapecerica da Serra, foram imunizadas 30.041 pessoas em 12 Unidades de Saúde do município. O morador que não compareceu na Campanha, realizada pela Autarquia de Saúde-IS nesse sábado e domingo, não precisa se preocupar, conforme divulgado pela Administração Municipal a vacinação continua por tempo indeterminado.

“Assim que o Instituto Adolfo Lutz confirmou positivo para macacos localizados no Potuverá, a nossa equipe da Saúde já organizou a Campanha visando atender à população que vai viajar neste fim de ano e também aos que trabalham durante a semana e não conseguem se deslocar até as Unidades”, destaca o prefeito Jorge Costa.

Com uma estimativa de 170.927 pessoas em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itapecerica da Serra conseguiu, em dois dias de Campanha, imunizar quase 20% da população, conforme dados preliminares registrados até 15h de domingo; a campanha ocorreu até às 17h.

“Para tomar a vacina a partir desta segunda-feira, nosso munícipe não precisa correr, basta comparecer à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa; a meta da Prefeitura é atingir 90% da população, número devido ao percentual de contra indicações”, explica Michele Sales, superintendente da Autarquia de Saúde-IS.

Entre as 12 Unidades de Saúde, a Salvador de Leone, centro da cidade, registrou o maior número de vacinações (7.900, sendo 3.630 no sábado e 4.270 no domingo). Na sequência estão: Crispim (2.903), Parque Paraíso (2.731), Potuverá (2.526), Jardim Jacira (2.450), Branca Flor (2.291), Valo Velho (2.118), Montezano (1.927), Mombaça (1826), São Pedro (1.291), Horizonte Azul (1.122), Jardim Analândia (956).

Assunto que tomou conta da cidade no fim de semana contou com ampla participação de moradores também nas Redes Sociais. Na fanpage oficial, uma das dúvidas mais levantadas foi quanto às mães em período de amamentação. “A partir do nono mês de amamentação devem ser imunizados tanto a mãe quanto o bebê”, explica Dr. Milton Parron, coordenador da Vigilância Epidemiológica da Autarquia-IS.

Veja também  Dólar fecha em alta no primeiro dia de negócios depois do segundo turno

Além do exemplo acima, os pacientes com câncer, entre outros, estão na lista de contraindicação. A Campanha do fim de semana, dias 16 e 17, envolveu 250 profissionais de Saúde, 40 deles na Unidade Salvador de Leone. O horário de atendimento nas Unidades é das 7h 30 às 15h30, de segunda a sexta-feira. Esta semana, em virtude Natal e Ano Novo, o atendimento será até quinta-feira. Importante apresentar carteirinha do SUS e cartão de vacinação.

Crédito: Prefeitura de Itapecerica da Serra
A Secretaria de Saúde de Cotia divulgou que o município está participando da Campanha de
Após 50 dias de campanha direcionada para o grupo prioritário, o Ministério da Saúde abre
A partir do dia 22 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Cotia