Ruas da região serão tomadas pelos coloridos tapetes de Corpus Christi
Confecção de tapetes nas idades de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra é tradição
14 de junho de 2017
Tapetes (Foto: Viajante Brasileiro)

A Igreja Católica Apostólica Romana celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo (Corpus Christi), nesta quinta-feira, dia 15. As paróquias da região estão se preparando para a tradicional confecção dos tapetes coloridos que são montados pelos próprios fiéis durante a madrugada do mesmo dia, normalmente produzidos com serragem, borra de café, tinta, materiais refinados e recicláveis.
O Dia de Corpus Christi não é considerado feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. A decisão de folga deve partir da própria empresa. Entretanto, milhares de fíeis e admiradores desse tipo de arte participam das celebrações religiosas em prestígio aos tapetes que manifestam nas imagens os significados do corpo e sangue de Jesus, além de outras representações e símbolos do catolicismo.

Embu das Artes

Duas das igrejas mais tradicionais e antigas de Embu das Artes irão confeccionar seus tapetes nas ruas da região. A Igreja Nossa Senhora do Rosário fará uma missa no Ginásio Municipal Hermínio Espósito (Estádio Municipal). A celebração está marcada para acontecer às 17h, na Alameda Fernando Batista Medina, 120, Centro. Após o término da celebração, os fiéis seguirão em procissão até o Largo dos Jesuítas, passando pelo museu da Arte Sacra, no Largo dos Jesuítas e Capela de São Lázaro. Os membros da comunidade irão se unir para a montagem dos tapetes que poderão ser vistos nas ruas do centro histórico da cidade.

A Paróquia Todos os Santos confecciona todos os anos seus tapetes nas ruas do bairro do Jardim Santa Emília. De acordo com o Padre Gian Paulo Ruzzi, administrador responsável pela paróquia, pessoas de todas as idades estão convidadas para ajudar na confecção que começa a partir das 5h30, da madrugada desta quinta-feira (15), nas ruas Capri e Hilton, localizadas no entorno da Praça Padre Sérgio Tassi (Estrada de Itapecerica a Campo Limpo). Em frente a igreja matriz, comunidade Santa Emília. Heverá duas celebrações: Às 11h – Procissão e Benção do Santíssimo; 19h – Benção do Santíssimo.

Veja também  Romu Embu das Artes prende foragido da Justiça

Tapetes nas demais comunidades:

Paróquia Cristo Ressuscitado – Parque Pirajuçara
A partir das 6h da manhã, os fiéis da Paróquia Cristo Ressuscitado se reúnem para confeccionar os tapetes nas ruas próximas da Avenida Rotary (Atacadista Alta Rotação). A missa está marcada para acontecer às 10h.
Endereço: Rua Araribóia, 11, Pq. Pirajuçara

Paróquia São Vicente de Paulo e São Tiago – Jardim Vazame
A confecção dos tapetes na Paróquia será a partir das 7h da manhã. Já a missa está marcada para acontecer às 10h da manhã, na Comunidade São Tiago, localizada na Rua Guaíba (Jd. Novo Campo Limpo). Em seguida, haverá procissão para a igreja Matriz São Vicente onde será feita a benção.
Endereço: Igreja Matriz São Vicente – Rua Urca, 17 – Jd. Vazame

Taboão da Serra

O Santuário Santa Terezinha se prepara para a 24ª confecção dos tapetes de Corpus Christi de Taboão da Serra que levará como tema o Ano Mariano. Mais 1.500 pessoas estão confirmadas para participar da montagem dos tapetes. Os voluntários irão se reunir a partir das 5h da manhã desta quinta-feira, dia 15.

De acordo com os organizadores, o grande tapete terá um comprimento de 1 km, começando pelo trecho da rodovia Régis Bittencourt – sentido Curitiba (em frente ao santuário) onde percorrerá as ruas do Tesouro, Jovina de Carvalho Dáu, Ernesto Capelari, Senador Felinto Muller, Armando Andrade, Carmo e Maria Tereza Luizetto.

A previsão é que até às 12h os tapetes já estejam montados. O horário para visitação será das 12h às 15h, em seguida acontece a procissão que será finalizada às 18h com a missa.
Endereço: Rodovia Régis Bittencourt – Centro, Taboão da Serra – SP

Veja também  Ficou em São Paulo no feriado prolongado? Confira as dicas de lazer

Itapecerica da Serra

Cidade mãe de todas as outras da região, Itapecerica da Serra mantém a tradição que é uma das mais antigas da Grande São Paulo, com mais de 50 anos de confecção dos tapetes elaborados por fiéis e demais voluntários da igreja Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia. A visitação acontece a partir das 10h da manhã nas ruas próximas ao Largo da Matriz. O Padre Alberto Gambarini realiza a missa às 15h, na praça da igreja matriz.
Endereço: Rua Dr. Augusto de Queiróz – Centro, Itapecerica da Serra-SP

Crédito: Rodrigo Lopes
Diversas paróquias de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra irão trabalhar
O feriado de Corpus Christi começou gelado em Itapecerica da Serra, com forte neblina pelas
No último domingo, dia 8, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou o título