Professora de Embu das Artes é premiada entre os dez professores do ‘Educador Nota 10’
Com o projeto “Conhecendo as Aves do Entorno”, os alunos do 1º ano de Luana aprenderam na prática os comportamentos de um observador de aves
9 de novembro de 2017
Luana foi uma das vencedoras (Foto: Divulgação)

A professora da Escola Colibri, de Embu das Artes, Luana Viegas de Pinho Portilio, foi uma das vencedoras da 20º edicão do Prêmio Educador nota 10. A cerimônia aconteceu na Sala São Paulo, no dia 30 de outubro, e reuniu diversos educadores. Luana recebeu o troféu e levou para casa o prêmio de R$ 15 mil. Já a escola onde trabalha recebeu um vale-presente de R$ 1 mil.

Com o projeto “Conhecendo as Aves do Entorno”, os alunos do 1º ano de Luana aprenderam na prática os comportamentos de um observador de aves. Tiveram como desafio, neste estudo, investigar o entorno da escola para conhecer e identificar quais as aves que visitavam o local. Além de ler textos e assistir a documentários e programas de reportagem, eles anotaram e desenharam em um livro de observações as características, as cores, os tamanhos e os tipos de bico das aves encontradas.

Muitas crianças comprovaram nesses registros coisas pesquisadas nos textos, como o comportamento das aves, a construção de ninhos e sua alimentação. Ao propor situações de aprendizagem com questões desafiadoras e possíveis de serem respondidas pela observação da natureza, a professora desenvolveu a cultura científica em seus alunos, o que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo.

Sobre o Educador Nota 10

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de todo o país. Milhares de educadores, de escolas públicas e privadas, inscrevem seu trabalho a cada edição do Prêmio em diferentes áreas de conhecimento.

Uma comissão selecionadora, composta por profissionais da Educação, especialistas nas diversas disciplinas, analisa todos os trabalhos recebidos e, entre eles, são escolhidos os 50 finalistas, entre os finalistas são escolhidos os dez Educadores Nota 10 e entre eles o Educador do Ano. Nessas 19 edições, reconhecemos 211 educadores, entre professores e gestores, e entregamos aproximadamente 2,51 milhões de reais em prêmios.

Veja também  Inauguração da base da GCM no Santo Eduardo será neste sábado, 15/7 em Embu das Artes

Os trabalhos premiados são ideias simples e corajosas que mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens e a tarefa de mantê-los numa boa escola, trabalho esse indispensável para a transformação deste país numa nação melhor e mais justa.

Em 2017, foram 5006 projetos inscritos, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

Vencedora

A grande vencedora da noite foi a professora Elisângela Dell-Armelina Suruí, da E.I.E.E.F.M. Sertanista Francisco Meireles, com o projeto “MamugKoeIxoTig” que ensina estudantes do 1º a 5º ano a língua indígenaPaiterSuruí.

Com informações da Fundação Vitor Civita

Crédito: Rodrigo Lopes
A bailarina taboanense, Nathália Novaes, de 32 anos, com 1,66 de altura e manequim 48,
O Centro Educacional Colibri, em Embu das Artes, está na final do Prêmio Educador Nota
O município de Itapecerica da Serra recebeu nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, prêmio pela