Problema ainda maior: Origem de escorpiões e cemitério sem licença
Vistoria foi feita no dia 03 de janeiro pela Vigilância Sanitária
8 de janeiro de 2019
(Foto: Divulgação)

Após matéria no Jornal Primeiro Notícias, que noticiou casos de aparecimento de escorpiões no Pronto Socorro Central e Maternidade de Embu das Artes, o Cemitério do Rosário foi vistoriado e o relatório da Vigilância Sanitária responsabiliza o local pelo surgimento de escorpiões na unidade de saúde, que fica a 800 metros do local.

Segundo consta no relatório, a vistoria técnica foi realizada na quinta-feira, dia 03 de janeiro e apontou que, “O local possui grande acúmulo de lixo, o que pode atrair animais sinantrópicos. Conforme arquivo fotográfico encontrado escorpião. O responsável deve realizar a limpeza periódica do local, assim como assegurar a contratação de empresa controladora de pragas e manter certificado de desratização e outros visíveis ao público”, relatou o parecer da Vigilância Sanitária com relação ao procedimento feito no cemitério.

Também na vistoria foi constatado que o Cemitério não possui licença sanitária – que é um documento administrativo expedido pelo órgão municipal de vigilância sanitária, o qual atesta que o estabelecimento possui condições operativas, físico-estruturais e sanitárias, concedendo o direito ao estabelecimento de desenvolver atividade econômica de interesse à saúde, no município de Curitiba, em determinado local de uso público ou privado. Foi dado o prazo de 20 dias para regularização do documento e 10 dias para higienização do local.

Em novembro de 2015, com a aprovação do projeto 75/2015 pelos vereadores da época, a prefeitura foi autorizada a conceder a administração onerosa, com repasse de recursos municipais à empresa terceirizada – dos cemitérios do Rosário, no centro da cidade, e dos Jesuítas, na região do Parque Pirajuçara, pelo prazo de 20 anos, prorrogável por igual período. A outorga foi feita por meio de licitação, via concorrência pública e teve como empresa ganhadora o Cerimonial da Paz.

Veja também  Prazo para tirar e transferir título de eleitor termina nesta quarta-feira, dia 9
Crédito: Adriana Monteiro
Às vésperas do ano novo, um escorpião foi encontrado na Maternidade Municipal Alice Campos Mendes
Em uma fiscalização do Conselho Municipal de Saúde foi encontrado um escorpião, nas dependências do
Um homem de 42 anos foi morto com nove tiros na noite do domingo, dia