PRF flagra 250 porcos sendo transportados em condições degradantes em Itapecerica da Serra
Um dos animais se feriu ao cair do caminhão
23 de outubro de 2017
(Foto: Divulgação PRF)

Um caminhão que transportava uma grande quantidade de porcos em condições irregulares foi abordado pela equipe da Polícia Rodoviária Federal, na última quinta-feira (19) em Itapecerica da Serra. O motorista alegou falta de dinheiro para cuidar dos animais e foi levado para a delegacia. A fiscalização aconteceu no km 285 da rodovia Régis Bittencourt, por volta das 15h00.

Eram 250 suínos que estavam sendo transportados. Um dos animais se feriu ao cair do caminhão, um veículo Volvo, que conduzia os porcos para abate, vindo de Rondinha-RS com destino à cidade de Cosmópolis-SP.

De acordo com a PRF, durante a fiscalização foi constatado que os animais apresentavam sinais visíveis de exaustão e estresse, muitos inertes em suas celas de transporte, alguns aparentando estarem mortos.

Quando questionado sobre as condições de transporte da carga viva, o condutor informou que a viagem durou mais do que o previsto, por isso ficou sem recursos financeiros para fornecer água e alimento aos animais, tendo confirmado a queda de um dos suínos momentos antes da abordagem.

Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil Ambiental em Embu das Artes/SP onde o condutor do veículo, o responsável pelo embarque e a empresa responsável pela carga foram enquadrados pelo crime de abuso a animais (Lei 9605/98 – Meio Ambiente/ Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos).

A carga e os veículos foram submetidos a perícia, sendo o condutor eleito seu fiel depositário por não haver local adequado para a guarda dos animais.

Veja também  Régis Bittencourt fecha Operação Carnaval com redução de acidentes
Crédito: Rodrigo Lopes
O preço da passagem de ônibus municipal em São Paulo passou a valer R$ 4,30
Acontece nesta terça-feira, dia 7, às 14h, na Câmara Municipal de Embu das Artes, a
Mesmo com a determinação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) solicitando