Prefeitura realiza 1º Fórum Discutindo a Urbanização de Cotia
(Foto: Divulgação)

No dia 20 de outubro, a partir das 8h, a Prefeitura realiza o 1º Fórum Discutindo a Urbanização de Cotia, na Faculdade Estácio de Cotia, a entrada é gratuita. O evento está sendo organizado por meio da Secretaria de Habitação, e contará com grandes nomes para a discussão de um assunto de tamanha importância para o município.

“A ideia é realmente pontuar alguns assuntos para que possamos assim, planejar a nossa Cotia para os próximos anos com mais mobilidade e estrutura”, ressaltou o secretário da pasta responsável, Sergio Folha. A primeira palestra será ministrada pelo Secretário de Habitação da Cidade de São Paulo, Fernando Chucre, com o tema ‘O direito à Cidade – Estatuto da Cidade. Desafio do Crescimento x Desenvolvimento Sustentável’.

Chucre é arquiteto e urbanista com especialização em projetos de parcelamento de solo e habitação de interesse social. Foi deputado federal de 2007 a 2011 e Diretor Presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (EMPLASA) de 2015 a 2016.

Na sequência, o arquiteto Mário Luiz Savioli, cidadão cotiano, fará a palestra ‘A urbanização de Cotia – Histórico e Perspectivas para o Futuro’. Mário é autor do livro: A cidade e a Estrada – Transformações urbanas no município de Cotia ao longo da Raposo Tavares.

Mário Savioli, entre 1989 e 1991, auxiliou no gerenciamento da execução e da aplicação do 1º Plano Diretor do Município de Cotia, de metodologia do professor doutor arquiteto Sérgio Zaratin. Também participou da execução e da aplicação da 1ª Lei de Uso e Ocupação do Solo do Município de Cotia.

‘Adensamento Urbano e Mobilidade – Compactando as Cidades’ é o tema da palestra com a engenheira civil e urbanista Luciane Mota Virgílio. Mestre em Engenharia Civil e Urbana com especialidade em Gerenciamento Imobiliário (Real Estate) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a profissional tem 20 anos de experiência na elaboração e desenvolvimento de projetos urbanos que contemplem soluções sustentáveis e de avanços tecnológicos.

Veja também  Cotia apresenta balanço do 1º quadrimestre na área da saúde

E para finalizar, o presidente do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (GRAPROHAB), Lacir Baldusco, estará à frente da palestra ‘Aprovação de Empreendimentos no Estado de São Paulo e suas Competências’.

Lacir, além de presidir o GRAPROHAB, também está à frente da Coordenadoria de Licenciamento, Operações e Controle Tecnológico (CLOCT) e é Assessor de Planejamento da Política Habitacional da Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo.

A Prefeitura de Cotia vem intensificando a fiscalização com o objetivo de impedir o surgimento de mais loteamentos irregulares no município e autuar os que já existem. “Como a cidade tem tido um crescimento habitacional considerável, é importante tratar o assunto”, reforçou Sérgio Folha.

A Faculdade Estácio de Cotia fica na Rua Howard Archibal Acheson Júnior, 393 Jardim da Glória.

Crédito: Prefeitura de Cotia
Para estabelecer uma discussão técnica, participativa e transparente sobre o crescimento do município, a Secretaria
Em meio às tensões e aos rumores de greve geral do quadro de servidores municipais,
Mesmo com a determinação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) solicitando