Prefeitura de Cotia inicia programação do mês do Trânsito
21 de setembro de 2017
(Foto: Divulgação)

No sábado (16/09), entre às 11h e às 16h, a Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto, recebeu o primeiro de três grandes eventos que serão realizados pela Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans) pela passagem da Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre 18 e 25 de setembro. Marcaram presença o secretário da pasta Joaquim Brechó, secretário adjunto, Bruno Despachante, o deputado Estadual, Marcio Camargo e o presidente da Câmara, Paulinho Lenha.

Quem passou pela Praça dos Romeiros pode conferir exposição de carros antigos, circuito educativo para crianças feito de bicicleta, com uso de capacete. No trajeto, os pequenos encontravam semáforo, lombada, faixa para pedestres e agentes de transito auxiliando-os sobre como agir em determinadas situações. Durante o dia as crianças também tinham acesso a mini jipes e karts para fotografar.

Também foi apresentado ao público o mascote da secretaria: um animado Semáforo que estará presente em todos os eventos do Programa Permanente de Educação no Trânsito, lançado pela Prefeitura de Cotia no início do ano. A criançada adorou a ideia e interagiu com o novo amigo.

Adriana Oliveira, mãe de João Victor e Vinicius, 3 e 6 anos, falou um pouco sobre a importância de eventos como esse na cidade, “As crianças gostaram muito de participar das atividades e de ter a ajuda dos agentes de trânsito auxiliando-os. Acho importante passar isso para as crianças, assim elas também podem ficar de olho nos pais, inserir esse tipo de informação desde pequeno pode fazer toda a diferença”, avaliou.

Ao longo do dia, a secretaria distribuiu kits com gibi e panfletos informativos ressaltando a importância da conscientização para a redução de acidentes nas vias públicas. “A principal ideia da Prefeitura é conscientizar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro em Cotia, temos a intenção de diminuir consideravelmente as multas, essas autuações, muitas vezes, acontecem por falta de informação, queremos conscientizar e não multar”, disse o prefeito Rogério Franco.

Veja também  Vacinação contra febre amarela continua em Cotia

O deputado Marcio Camargo aproveitou a passagem por Caucaia do Alto para anunciar que, por meio do seu mandato, o governo estadual vai viabilizar dez motos novas para ajudar na fiscalização de trânsito e em demandas sobre educação no trânsito.

A Settrans contou com o apoio de parceiros como o espaço Hot Kids, que levou uma equipe e os minis jipes para serem expostos, Leôncio Pereira, do kartódromo da Granja Viana, que disponibilizou os karts e Cristofer Noronha, responsável pelos carros que estavam em exposição.

Na quarta-feira (13), alunos das Escolas Municipais Ivo Isaac Pires e Maísa Aparecida Ribeiro participaram de uma blitz educativa, em Caucaia do Alto. Com a ajuda de agentes de trânsito, os alunos abordavam motoristas e falavam sobre responsabilidade no trânsito e respeito à lei, além de entregarem material educativo aos condutores de veículos e motocicletas e a programação do dia 16.

Programação do Mês do Trânsito:

Dia 20 – das 9h às 11 Blitz educativa com alunos da EM Francisca Manoel de Oliveira e EM Prof. Othilia F. dos S. Shimada Avenida Prof. José Manoel Pedroso (em frente à Prefeitura)
Dia 21 – das 9h às 16h Moto Chek up em parceria com a Yamaha Avenida Prof. José Manoel Pedroso (em frente à Prefeitura)
Dia 22 – das 9h às 16h Moto Chek up em parceria com a Yamaha Avenida Prof. José Manoel Pedroso (em frente à Prefeitura)
Dia 23 – das 10h às 16h Exposição de jipes, Food Truck, circuito educativo para crianças, exposição de 1 kart profissional, circuito de kart para crianças. Recinto de Eventos em frente à Prefeitura.
Dia 25 – das 10h30 às 13h30 Orientação aos pedestres e motoristas No semáforo da rua Senador Feijó (em frente à Casa Yano)
Dia 25 – das 15h30 às 17h Orientação aos pedestres e motoristas No semáforo da Av. Mathias de Camargo (em frente à Loja Marbru)
Dia 27 – das 9h às 11h Blitz educativa com alunos da EM Tereza Benvinda Hervey Costa Maia e EM Recanto Suave Rua Direita – Granja Viana
Dia 30 – das 10h às 16h Exposição de jipes, Food Truck, circuito educativo para crianças, exposição de 1 kart profissional, circuito de kart para crianças. Centrão da Granja

Crédito: Prefeitura de Cotia
Momentos de muita diversão, nostalgia e adrenalina prometem dar o tom ao "1º Ladeira Abaixo
No próximo domingo (4/08), a partir das 9h30, a bola vai rolar no gramado do
A Policlínica do Portão está funcionando aos sábados, das 8h às 16h, para consultas e