Prefeitura de Cotia faz bloqueio contra Febre Amarela no Mirizola
Em duas horas de ação, mais de cem pessoas foram vacinadas em um posto de vacinação montado no bairro. Medida foi adotada devido ao registro de macacos mortos naquela região
29 de janeiro de 2018
(Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (25/01), a Prefeitura de Cotia, por meio das Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental, realizou uma ação de bloqueio contra a Febre Amarela, no Parque Miguel Mirizola. A medida foi tomada por conta do registro de macacos encontrados mortos naquela região. Um posto de vacinação foi montado em frente a uma residência, equipes da saúde passaram de casa a casa convidando quem não havia se vacinado a comparecer no local e, em duas horas de ação, foram vacinadas 108 pessoas do bairro.

“Cotia esta cercada de mata, estamos em pleno cinturão verde, então é natural que tenhamos uma grande população de macacos. Locais em que há registro de morte destes animais exigem uma atenção especial do poder público”, explicou o prefeito Rogério Franco. “Lamentamos que em vários postos hajam filas, mas é importante reforçar que as doses são disponibilizadas em todas as unidades básicas, de acordo com a rotina estabelecida pela Secretaria de Saúde”, completou o prefeito.

O morador do bairro, José de Souza Filho, de 47 anos, ficou surpreso com a visita que recebeu em sua porta na manhã desta quinta-feira. “Minha esposa e minha filha se vacinaram no postinho, mas como eu trabalho em São Paulo, não estava conseguimos me vacinar. Foi muita boa esta iniciativa da Prefeitura e, por sorte, hoje é feriado em São Paulo e me encontraram em casa”, disse José de Souza, o primeiro a ser vacinado.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Silva, explicou que as crianças menores de cinco anos não foram vacinadas na ação por medida cautelar. “Se alguma criança tivesse reação à vacina, naquele local não teríamos como dar suporte. A orientação foi para que os pais levassem essas crianças à UBS”, disse.

Veja também  Cotia prorroga anistia de juros de impostos até o dia 26 de julho

Outra moradora que aproveitou para se imunizar foi Jociany Santos. Ela mora no bairro há cinco anos e, segundo ela, o fato de viver em uma área com a presença de verde e aparição de macacos, preocupa. “Tenho um bebê com seis meses e fico bastante preocupada. Ele ainda não pode vacinar, então tomamos outros cuidados, mas temia por mim também. Tentei no posto de saúde, mas por conta da fila e eu não tive como ficar lá. Acho que a prefeitura foi muito feliz em fazer esta ação aqui no bairro”, opinou Jociany.

A Secretaria de Saúde segue com a rotina de vacinação disponibilizando doses da vacina contra a Febre Amarela nas 25 Unidades Básicas de Saúde em dias pré-definidos de acordo com a tabela abaixo.

Crédito: Prefeitura de Cotia
Quem planeja viajar no feriado de Páscoa, deve se preparar para tomar a vacina da
Um caminhoneiro que estava morando no Itatuba, em Embu das Artes morreu vítima de febre
A moradora Barbara do Carmo Ribeiro, de 61 anos do Jardim Itapecerica, em Itapecerica da