Prefeitura de Cotia discute urbanização com grandes especialistas no assunto
1º Fórum de Urbanização abordou questões referentes a mobilidade, desenvolvimento e planejamento urbano
25 de outubro de 2017
(Foto: Divulgação)

Para estabelecer uma discussão técnica, participativa e transparente sobre o crescimento do município, a Secretaria Municipal de Habitação realizou o “1º Fórum Discutindo a Urbanização de Cotia”. O evento aconteceu na Faculdade Estácio e contou com palestras de especialistas, que falaram sobre planejamento e apresentaram experiências de sucesso em outros municípios.

O secretário de Habitação de Cotia, Sérgio Folha, afirmou que o Fórum é o primeiro passo para a administração estabelecer um diálogo permanente com a sociedade, no sentido de promover o desenvolvimento sustentável. “É importante que a população participe, pois existem diversos aspectos que devem ser discutidos. Este será o primeiro de muitos eventos que vamos realizar para pensar em soluções voltadas para o crescimento ordenado da cidade”, destacou.

Almir Rodrigues, vice-prefeito e Secretário Municipal de Segurança Pública, destacou os esforços do governo para modernizar Cotia. “Estamos nos preparando para ser uma grande cidade, uma cidade moderna que preserva sua história e, acima de tudo, preserva a qualidade de vida de seus moradores”.

O prefeito Rogério Franco defendeu uma administração participativa, eficiente e de resultados. “Para avançar, precisamos discutir a mobilidade urbana, o impacto de vizinhança e todos os mecanismos que precisam ser criados para preservar a qualidade de vida das pessoas. Estamos trabalhando para deixar Cotia cada dia melhor”, disse.

Palestras

O primeiro palestrante do Fórum foi o Secretário de Habitação da cidade de São Paulo, Fernando Chucre, que destacou a importância de um planejamento municipal integrado à realidade e aos desafios da região metropolitana. “O Plano Diretor de cada cidade precisa considerar e se integrar aos planos das cidades limítrofes”, afirmou. Ele abordou a questão da verticalização e enfatizou a importância da participação da sociedade civil em projetos do município. “A cidade deve possibilitar que a população tenha acesso a uma melhor qualidade de vida. Ë importante que as pessoas participem de discussões como essa”, frisou.

Veja também  Profissionais da Saúde de Embu recebem doação de viseiras do Instituto Mauá

O arquiteto Mario Savioli falou sobre “A urbanização de Cotia – Histórico e Perspectivas para o Futuro” e relembrou o processo de adensamento ao redor da Rodovia Raposo Tavares. Em seguida, a arquiteta e urbanista Luciane Virgílio defendeu um plano de ação no sistema viário para resolver os problemas de mobilidade urbana, pois os transtornos em relação ao trânsito na rodovia causam impactos sociais, ambientais, econômicos e financeiros para o município.

A verticalização também foi citada pela arquiteta. “Temos que quebrar paradigmas em relação ao assunto. Se realizada de maneira planejada e organizada, seguindo as leis municipais, estaduais e federais e criando critérios urbanos, será um passo muito importante para o município”, defendeu.

A última palestra foi com o presidente do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (GRAPROHAB), Lacir Baldusco. Ele destacou urbanização acelerada de Cotia. “A cidade tem uma tendência para a verticalização. O importante é que ela venha com planejamento e legislação”, salientou.

Também participaram do Fórum o deputado Estadual Marcio Camargo; e os secretários Luis Gustavo Napolitano (Trabalho e Emprego), Ricardo Secomandi (Meio Ambiente e Agropecuária), Joaquim Brechó (Transportes e Trânsito), Marcos Menão (Comunicação), José Genival (Turismo), José Roberto Baraúna (Desenvolvimento Urbano), Mara Franco (Desenvolvimento Social) e Raphael Camargo (Gestão Estratégica e Inovação). Os vereadores Sandrinho, Dr. Castor, Edson Silva, Marcinho Prates, Professor Osmar, Eduardo Nascimento, Tim e Marcos Nena também estiveram presentes, bem como secretários de cidades vizinhas, como Marcela Pupin – Habitação de Santana de Parnaíba, José Roberto Cruz e Alexandre Gonçalves – respectivamente, Gabinete e Indústria e Comércio de Vargem Grande Paulista.

Crédito: Prefeitura de Cotia
No dia 20 de outubro, a partir das 8h, a Prefeitura realiza o 1º Fórum
Decreto assinado pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), publicado neste sábado (23) no
A Operação Tersus da Polícia Civil, que na última quarta-feira (6) descobriu um esquema de