Prefeito Rogério Franco entrega abrigo institucional para crianças e adolescentes
Local visa garantir a proteção integral de menores em situação de risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados
13 de outubro de 2017
(Foto: Divulgação)

Na tarde desta terça-feira (10/10), o prefeito Rogério Franco entregou o Acolhimento Municipal Amor e Amparo. O local é um abrigo institucional que oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes, de zero a 17 anos de idade, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Os menores permanecem no local até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

As instalações do Acolhimento Municipal contam com dormitórios, banheiros e banheiro adaptado, sala de estar, refeitório, cozinha e uma ampla área externa com jardim gramado. “Este modelo de espaço mostra o respeito que esta administração tem com o dinheiro público, por isso fizemos tudo com qualidade para receber crianças e adolescentes que, muitas vezes, sofreram violência, abandono. É um trabalho muito bonito de acolhimento e resgate dessas crianças”, disse o prefeito Rogério Franco.

Presente à entrega do abrigo, o promotor de Justiça, Ricardo Navarro, enalteceu os esforços do prefeito Rogério Franco e da Secretária de Desenvolvimento Social, Mara Franco, para que o projeto fosse realizado. “Fiquei surpreendido positivamente com este espaço. A maneira como o prefeito trabalhou para que tudo saísse correto. Parabéns, prefeito, por criar um abrigo como este”, disse Navarro.

Prestigiaram a entrega do abrigo a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Rosangela Dias, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, José Bertuol, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Kelen Garcia, as Conselheiras Tutelares Andréia de Souza, de Caucaia, Jane Santos, de Cotia e, Edilene de Souza, de Cotia, os secretários municipais Ricardo Secomandi (Meio Ambiente), Magno Sauter (Saúde), Roberto Baraúna (Desenvolvimento Urbano), José Genival (Turismo), Givaldo da Costa (Esportes, Cultura e Lazer), Marcos Menão (Comunicação), André Vasques (Educação),Rodrigo Dantas (Obras), Ademir da Rocha (Indústria e Comércio), Joaquim Brechó (Transportes e Trânsito), Raphael Camargo (Gestão Estratégica e Inovação), Sergio Folha (Habitação), além dos vereadores Paulinho Lenha, Márcio Prates, Dr. Castor, Arildo Gomes, Professor Osmar, Pedinha, Fernando Jão, Marcos Nena e Edson Silva.

Veja também  Prefeito Rogério Franco entrega cinco desfibriladores para Secretaria da Saúde de Cotia

O que é o Acolhimento Municipal

É uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social com acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Segue o que é preconizado pelo Conselho Nacional de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Atende até 20 menores em situação de risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, com proteção integral. As crianças e adolescentes serão encaminhadas ao Serviço de Acolhimento por meio da Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar. A Secretaria de Desenvolvimento Social vai contar com um sistema de regulação de vagas no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, conforme Resolução e aprovação do CMDCA.

Crédito: Prefeitura de Cotia
Uma área sem utilidade, cortada por um córrego poluído deu lugar a uma praça e
Na manhã desta sexta-feira (27/10), o prefeito de Cotia, Rogério Franco, recebeu um grupo de
O prefeito Rogério Franco assinou um convênio com o Governo Estadual, por meio da Secretaria