Preço da gasolina aumenta mais de 10% em todo o Brasil
Foram três aumentos em cinco dias
5 de setembro de 2017
(Foto: Reprodução)

O aumento nos preços da gasolina das refinarias, de 3,3%, foi anunciado pela Petrobras nessa terça-feira, dia 4, e já está valendo. Em cinco dias, só no mês de setembro, foram três aumentos, somando 10,2% para a gasolina. Já no caso do diesel, a alta acumulada chega a 5,3%.

A Petrobras informou que a política de preços da estatal para diesel e gasolina leva em consideração, entre outros fatores, o alinhamento com as cotações internacionais dessas commodities. E ressaltou que pode haver influência de eventos como a tempestade tropical Harvey, que levou à paralisação de refinarias no Texas.

Apesar da convocação do grupo de preços para autorizar reajustes logo no início do mês, a Petrobras afirmou que a avaliação dos executivos do GEMP é de que a companhia tem conseguido praticar valores adequados às volatilidades dos mercados de derivados e do câmbio.

Especialistas do mercado já apontavam que os efeitos do Harvey deviam pressionar a Petrobras a novos reajustes na gasolina, devido às promessas da companhia de não praticar preços abaixo da paridade internacional.

Os impactos da tempestade nos EUA, no entanto, começam a ser dissipados nesta semana, com refinarias retomando lentamente suas atividades. Os preços de referência da gasolina nos Estados Unidos caíam cerca de 4% nesta segunda para os níveis mais baixos desde 25 de agosto, quando o Harvey atingiu o continente.

Com informações do G1

Veja também  Vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 15 de junho
Crédito:
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu antecipar o início da campanha
A noite de segunda-feira (28) foi agitada em Embu das Artes e São Lourenço da
Com as escoltas realizadas pelas forças de segurança, alguns postos de combustíveis da região começaram