Polícia flagra rinha de galo e resgata 136 aves em Juquitiba
Três pessoas foram detidas; dezenas de munições de uso restrito também foram encontradas na fazenda
13 de junho de 2018
(Foto: Divulgação PM)

A Polícia Militar, por meio de denúncia, encontrou uma fazenda usada para rinhas de galos, na tarde de sábado (2), na Estrada Dona Palestina, em Juquitiba. Mais de cem aves foram apreendidas.

No local, os militares do 3º Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) localizaram 112 galos com sinais de maus-tratos, devido ao cativeiro impróprio e amputação das esporas, barbelas (pele pendente sobre o pescoço) e cristas.

Também foram encontradas 24 aves nativas vivas, incluindo alguns pixoxó, saíra sete cores, trinca-ferro, canário da terra, coleirinho e bigodinho – todos em gaiolas sujas e uma alimentação inadequada. Em uma das gaiolas foi encontrado um passarinho morto.

Três homens – um aposentado de 69 anos, um tratador de 45 e um caseiro, de 40 – estavam na fazenda quando os PMs encontraram os animais.

Os policiais apreenderam também 76 munições de diversos calibres, incluindo restritos (.44 e .40), um revólver calibre 38 e outro de 36, uma espingarda calibre 32, 427 esporas e 40 biqueiras artificiais, seis remédios e três serras, facas e canivetes utilizados na amputação.

O local foi periciado. O caseiro, responsável pela fazenda, e o proprietário, um estilista de 40 anos, que não estava presente, foram indiciados por maus tratos a animais e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ambos foram multados em mais de R$ 1 milhão.

O tratador e o aposentado irão responder pelo crime ambiental. As aves serão destinadas a centros de triagem especializados em receber esse tipo de animal. O caso foi registrado na Delegacia de Embu das Artes.

A Polícia Militar Ambiental lembra que todos podem ajudar a combater o tráfico ilegal de animais, denunciando neste link ou pelo telefone 190.

Veja também  Juquitiba comemora 53 anos de emancipação com diversas atrações neste final de semana
Crédito: Secretaria de Segurança Pública de SP
A Polícia Militar prendeu um homem procurado da Justiça com pena a cumprir até fevereiro
A Rocam prendeu três homens que haviam acabado de praticar arrastão em um ônibus na
Mais 400 alunos do 5° Ano da escola municipal Deputado José Salvador Julianelli e das