Polícia Ambiental resgata 177 animais em operação nas represas Billings e Guarapiranga
Objetivo da ação era reforçar o patrulhamento e coibir crimes contra o meio ambiente na Região Metropolitana de São Paulo
(Foto: Estadão)

A Polícia Ambiental deflagrou a operação “Coronel Odilon”. Uma ação para reforçar o patrulhamento e coibir crimes contra o meio ambiente na Região Metropolitana de São Paulo. Por dia foram empregados 90 policiais militares e 40 viaturas do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb).

Durante as 102 ocorrências atendidas foram inspecionados pátios madeireiros e locais de depósito ilegal de resíduos. Os policiais também atuaram no combate a pesca irregular nas represas Billings e Guarapiranga. Além de aumentar a fiscalização no comércio de animais silvestres em feiras.

Durante a operação, que durou dois dias, foram resgatados 177 animais silvestres. Os animais estavam no poder do tráfico, no comércio e também em cativeiro ilegal. A maioria era aves, algumas ameaçadas de extinção, transportadas em recipientes pequenos e vítimas de maus tratos.

Entre as ocorrências destacam-se a apreensão de um caminhão e uma escavadeira de esteira. Os equipamentos estavam em uma Área de Proteção Ambiental, nas margens da represa Billings. No local também foram recolhidos 13 quilos de peixes, pescados em desrespeito à Piracema, que vai até o dia 28 de fevereiro.

Além disso a Polícia Ambiental encontrou dois balões de grande porte em Guarulhos e Franco da Rocha. Nove suspeitos foram detidos e autuados, com o auxílio dos Policiamentos Territorial e de Trânsito. As oito motos utilizadas por eles também foram apreendidas.

A ação foi uma homenagem a Odilon Spínola. O coronel teve a missão de organizar a fiscalização ambiental em São Paulo, ainda em 1949.

Você também pode denunciar tráfico de animais pelo telefone 0800-61-8080 ou pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br.

Veja também  Arteris Régis Bittencourt realiza operação especial para feriado de 12 de Outubro
Crédito: Governo do Estado de SP
As equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram acionadas para o resgate
Em operação realizada na terça-feira, dia 25, a Polícia Militar do 3º pelotão da 2ª
A pequena Andressa de Jesus da Silva, de 10 anos, está há oito meses desaparecida.