PF cumpre mandadosem Cotia com suspeita de fraudes nos Correios
Ações da Operação "Postal Off" ocorrem em cidades de SP, MG e RJ; investigação começou em SC
9 de setembro de 2019
(Foto: Reprodução/ TV Globo)

A Polícia Federal deflagrou, na sexta-feira (6), em Cotia e em outras cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Operação “Postal Off”com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes no envio de mercadorias pelos Correios.

No total foram expedidos pela 7ª Vara Federal de Florianópolis 12 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. O empresário e advogado Indio da Costa, ex-deputado federal, ex-vereador e ex-secretário do Rio, foi preso na operação. Segundo a PF, esquema de fraude tinha preço de até R$ 250 mil por mês para cargos altos.

Participam da operação cerca de 110 policiais federais para o cumprimento de nove mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Até as 14h, não havia balanço das ações.

Dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão são cumpridos São Paulo nas cidades de Tamboré, Cotia, Bauru e São Caetano. Além de um mandado de prisão temporária e um mandado de busca em Belo Horizonte (MG).

Segundo a PF, a investigação começou em Santa Catarina, em novembro de 2018, após indícios da atuação criminosa de grupos localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, que contavam com a participação de funcionários dos Correios para distribuir cargas postais sem cobrança ou com faturamento inferior ao devido.

Entre os suspeitos investigados no esquema, que resultou no prejuízo de ao menos R$13 milhões à empresa, pela polícia estão funcionários dos Correios, empresários e agentes políticos.

A pedido da PF, os investigados tiveram bens bloqueados pela Justiça. Eles poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção passiva e ativa, estelionato, crimes tributários, lavagem de dinheiro, concussão e formação de organização criminosa.

Veja também  O jogo não virou…
Crédito: G1
A Polícia Militar encontrou na madrugada de quinta-feira (23) uma criança de dois anos sozinha,
Dois jovens, de 23 e 29 anos, foram presos durante a noite desta quarta-feira (08)
Meias coloridas, rosto pintado e nariz de palhaço. Quem passa pelo 36º Batalhão de Polícia