Para Carlão da Proteção castração e vacinação são as principais soluções para diminuir o número de animais em situação de rua
30 de julho de 2018
(Foto: )

A maioria das pessoas nem imagina, mas um casal de cachorros ao longo de suas gerações, pode gerar em 8 anos mais de 80 mil filhotes, já os gatos ao longo de 10 anos, cerca de 400 mil filhotes. Os números são assustadores mas reais. Pensando nisso, o Carlão da Proteção, por intermédio do Instituto Nacional da Proteção Animal e Meio Ambiente (INPAMA-CG) investe em castração e vacinação, prevenindo doenças e crias indesejadas, que é a grande causa de tanto animais abandonados nas ruas.

Carlão explica que as crias “são sucessivas, os felinos têm a gestação mais rápida, são quatro crias anuais enquanto os cachorros têm duas. Se pararmos para pensar, com as 36 mil castrações que já realizamos, conseguimos prevenir um número gigantesco de animais nas ruas”.

O resgate de animais é algo valorizado pelo instituto e toda equipe que trabalha com Carlão, porém o número de animais é desproporcional ao de abrigos e também de famílias dispostas a adotar um animal de estimação. Na realidade muitos animais são abandonados diariamente e mesmo com toda boa vontade não é possível acolher a todos os bichinhos. A alternativa é a prevenção com a castração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e os outros 20 milhões de cães. Os dados levantados pela OMS vão além e mostram que em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, e 10% deles estão abandonados.

Vale destacar que a castração não traz malefícios para os pets e sim qualidade de vida. É importante estar atento ao local que levará seu animal para a realização da cirurgia, e que o animal esteja saudável para evitar complicações.

Veja também  Tarcísio anuncia Kassab como secretário do governo de SP

“A castração evita muitas coisas como o câncer de mama, de útero e aumenta a vida do animal. Garanto que não muda a vida em nada, ele não fica mais agressivo ou mais dócil. Algumas pessoas não querem castrar os machos, apenas as cadelas, mas esse pensamento deve ser mudado”, destacou Carlão da Proteção.

Contato:
Site: www.inpama.com.br
Email: contato@inpama.com.br
Telefone: (11) 4614-3475

Crédito:
A Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS) prorrogou o
O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização do jornal