Operação contra sonegação é realizada pela Polícia Federal em Cotia e demais cidades
A 9ª Vara Federal de Campinas expediu 36 mandados de busca e apreensão e 24 de prisão temporária
16 de agosto de 2017
(Foto: Folha Press)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, dia 15, a “Operação Rosa dos Ventos”, com o objetivo de apurar crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro, falsificação de títulos públicos e negociações envolvendo pedras preciosas. O prejuízo apurado totaliza R$ 3 bilhões em impostos sonegados e multas não pagas.

A 9ª Vara Federal de Campinas expediu 36 mandados de busca e apreensão e 24 de prisão temporária. Os agentes da PF atuam em Brasília, Cotia (SP), São Paulo, Paulínia (SP), Belo Horizonte, Guarujá (SP), Santa Rita do Passa Quatro (SP), Mogi Mirim (SP), Americana (SP), Anápolis (GO), Santa Helena (GO) e Goiânia.

As investigações começaram em abril do ano passado, após a Receita Federal descobrir crimes de sonegação fiscal em uma distribuidora de combustíveis em Paulínia, no interior de São Paulo. A apuração da PF indica que as distribuidoras eram registradas em nome de laranjas, que não recolhiam os tributos necessários para o funcionamento dos negócios. O esquema fraudulento permitiria aos criminosos, então, oferecer preços menores e obter lucros maiores. A concorrência desleal pode ter levado empresas que atuam dentro da lei a fechar as portas.

Os investigados são suspeitos de falsificar títulos da dívida pública da União para ampliar o capital social das empresas e facilitar a obtenção de financiamentos. Em um dos documentos forjados, a dívida representada era de 32 bilhões de reais.

Com informações do Cotia Agora e Veja.com

Veja também  JUQUITIBA RECEBERÁ OS CURSOS GRATUITOS DO VIA RÁPIDA
Crédito: Rodrigo Lopes
Um rapaz foi preso acusado de porte ilegal de arma de fogo no domingo, dia
A Polícia Civil acredita que Paulo Cupertino Matias, apontado como assassino do ator Rafael Miguel
A Polícia Federal (PF) de São Paulo prendeu cinco pessoas durante ação de combate a