Oficina de reciclagem ensina a fazer instrumentos musicais
Com embalagens, latas e panelas, as possibilidades surpreenderam o público

4 de julho de 2018
(Foto: Assessoria de Imprensa )

O parque ecológico Espaço Hot Kids, localizado no distrito de Caucaia do Alto, em Cotia (Grande são Paulo) promoveu, no último domingo, evento ambiental focado em resíduo zero, onde famílias participaram de gincanas e oficinas de reciclagem, além das tradicionais atrações de educação infantil para o trânsito, aventura e educação ambiental.

Entre as oficinas, se destacou a “Vivência Musical de Reciclagem – Cozinha Brasileira”, conduzida pelo grupo Guaçatom, reconhecido internacionalmente. Crianças e adultos receberam objetos recicláveis, como embalagens de bebidas, colheres, panelas, raladores de legumes, canudos e bexigas, com os quais aprenderam a fazer sons para a composição de melodias. O resultado foi uma orquestra de instrumentos improvisados, combinada com instrumentos oficiais, como teclado, flauta e pandeiro.

No circuito ambiental, o público aprendeu noções básicas para montar em casa um minhocário para a compostagem de resíduos orgânicos; conheceu o biossistema para tratamento ecológico de esgoto, composto por biodigestor e zona de raízes filtrantes; além de geração de energias renováveis, horta orgânica e coleta seletiva. Gincana de incentivo à destinação correta dos resíduos e palestra interativa sobre os caminhos do lixo também envolveram os convidados.

Em educação para o trânsito, a teoria sobre sinalização foi reforçada com noções de cidadania e conscientização sobre jogar lixo nas ruas. A prática em miniveículos ajudou a fixar o aprendizado.

Para incentivar o consumo consciente, o evento contou com a exposição da empresa Ybyrá, que levou pratos confeccionados a partir de folhas que caem das árvores. Rafael Puglisi, fundador da Ybyrá, comentou que “atua para preservar a biodiversidade e mostrar que é possível produzir com os recursos da floresta conservada, de forma não-invasiva”. O produto final é um utensilio doméstico biodegradável.

Responsabilidade socioambiental

No Espaço Hot Kids, todos os resíduos seguem para a destinação adequada.

Veja também  Educa Sercom abre inscrições para moradores de Taboão da Serra

Os restos de alimentos vão para a compostagem de minhocário; os galhos e folhas são triturados e se transformam em composto para o solo; os inorgânicos, como papel, metal e plástico são separados e encaminhados à cooperativa de reciclagem Cooper Nova Cotia. Os resíduos sanitários passam por biossistema, composto por biodigestor e zona de raízes filtrantes, até que o efluente saia com qualidade adequada para retornar aos rios.

O tema resíduo zero marcou o segundo de uma série de quatro domingos ecológicos realizados pelo Espaço Hot Kids. O primeiro propôs reflexão sobre a importância da água e teve participação especial da SOS Mata Atlântica. Os próximos previstos são: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e energias renováveis.

O projeto teve como “esquenta” o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no parque em 10 de Junho, com o lançamento da campanha #HotKidsSemCanudos, a instalação da quarta turbina eólica e o plantio de cerca de 30 mudas nativas.

SOBRE O ESPAÇO HOT KIDS

O Espaço Hot Kids é um parque pedagógico e oficina de práticas sustentáveis, que promove lazer integrado à educação para o trânsito e educação ambiental. Foi criado há quatro anos pelos empresários Marcelo Feliciano Soares e sua esposa Patricia Cersosimo Olinto, que buscam educar crianças e adolescentes quanto à responsabilidade para se conduzir um veículo, por meio de teoria e prática em miniveículos; e inspirar quanto aos cuidados com a natureza, por meio de ações ecologicamente corretas.

SOBRE O GRUPO GUAÇATOM

O grupo Guaçatom surgiu em 1994 durante as atividades musicais do Centro Juvenil da ONG Associação Filantrópica Criança Feliz oferecidas para a comunidade de baixa renda de Caucaia do Alto (Cotia/SP). O Guaçatom, considerado um dos mais destacados projetos sociais da região Sudeste do país vem divulgando a cultura musical brasileira no Brasil e exterior (França, Itália, Taiwan, Suiça) através de espetáculos e oficinas musicais.

Veja também  Animais ameaçados por extinção são avistados em Embu das Artes

SOBRE A YBYRÁ

A Ybyrá é uma organização que integra a preservação da biodiversidade, a gestão de resíduos arbóreos e o desenvolvimento de tecnologias agroecológicas com o empoderamento das comunidades locais, gerando renda e desenvolvimento social.

Crédito: Silvia Vieira Martins
Na noite desta quarta-feira (19), o juiz Rodrigo de Godoy concedeu liminar favorável à Sociedade
O bairro do Caputera, localizado entre os municípios Embu das Artes, Cotia e Itapecerica da
Exemplares de araucária, árvore nativa de mata atlântica ameaçada por extinção, foram suprimidos no condomínio