O Primeiro Notícias apoia o Outubro Rosa 2017
O dia 19 de outubro é reconhecido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama
2 de outubro de 2017
(Foto: Primeiro Notícias)

Em alerta e conscientização ao câncer de mama que atinge milhares de mulheres, cada vez mais jovens, o Outubro Rosa 2017 é uma campanha de suma importância que serve como necessidade do diagnóstico precoce da doença na luta pela cura, incentivando às mulheres em mamografias e autoexames que devem fazer parte da rotina feminina.

Muitas pessoas não sabem, mas a taxa de curabilidade da doença, a ser descoberta precocemente através dos exames é de 95%. Por isso, é sempre bom se prevenir controlando o peso corporal, mantendo a alimentação saudável e evitando bebidas alcoólicas.

O tratamento contra esse mal é feito por cirurgia, radioterapia, quimioterapia e medicamentos. Apesar de o câncer ser uma doença, na maioria das vezes, com desenvolvimento silencioso, algumas mulheres sentem mudanças no corpo. Os sintomas incluem nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e alterações na forma ou na textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do tumor. Pode incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde, assim como a da Organização Mundial da Saúde, é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. É nessa faixa etária que cresce a incidência da doença.

Segundo os últimos números disponíveis no site do Inca, no ano passado eram esperados quase 58 mil casos da doença, responsável em 2014 por 14.622 mortes. Ela pode ser detectada nas fases iniciais, o que aumenta as chances de cura. Por isso, ao longo dos últimos anos todos os esforços nas campanhas do órgão são para que o assunto deixe de ser um tabu entre as mulheres.

Veja também  Doe sangue: tipos A+, A-, B+, B-, O+ e O- estão em estado crítico

Para o médico oncologista, Fernando Maluf, “a incidência vem crescendo entre 5% e 10% nos últimos 10 anos. A população está envelhecendo, e isso (a doença) está muito relacionada à obesidade, ao sedentarismo”.

O dia 19 de outubro é reconhecido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama.

Com informações do Correio Braziliense

Crédito: Rodrigo Lopes
Pelo terceiro ano consecutivo alguns dos principais estádios de futebol de São Paulo receberão o
As secretarias municipais de saúde de Embu das Artes e Cotia estarão realizando ao longo
Um homem de aproximadamente 27 anos vem agredindo diversas mulheres que passam pela Estrada São