Museu Catavento ‘aterrissa’ em Cotia nos dias 29 e 30/10
Carreta itinerante trará diversas atividades sobre ciência, biologia, astronomia, gratuitamente, na Praça da Matriz
25 de outubro de 2018
(Foto: Divulgação)

Está tudo confirmado. Nos dias 29 e 30/10, o projeto Carreta Museu Catavento estará em Cotia com apresentações gratuitas de diversas atividades sobre ciência, biologia e astronomia. A carreta estará estacionada na Praça da Matriz e ‘aterrissa’ em Cotia por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (responsável pelo projeto) e a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia. Serão doze apresentações diárias com duração de 25 minutos, a primeira é às 9h, com encerramento às 16h30.

As atrações são para pessoas de todas as idades e quem passar por lá vai conhecer um pouco do que é realizado no Museu Catavento (que fica na cidade de São Paulo), como experimentos científicos simples, divertidos e interativos.

O projeto mostra de maneira simples, divertida e interativa, a ciência e experimentos que serão feitos por dois educadores do próprio Museu. Entre as instalações que serão trazidas para Cotia está a bancada dos venenosos, uma demonstração de animais que são culturalmente conhecidos como perigosos, porém cujos venenos podem ser utilizados para a produção de remédios.

Quem for visitar também terá a chance de tocar e entender o conceito por trás do Gerador Van de Graaff, famoso por deixar os cabelos daqueles que o tocam, em pé. Outro experimento é a bicicleta geradora, que transforma a energia mecânica produzida pelas pedaladas em energia elétrica, acendendo um painel.

Os visitantes também poderão ver a pista de embriaguez, que simula o efeito visual da embriaguez e desafia os participantes a andarem na pista sem encostar nos obstáculos. Outra instalação é o “Gire como Patinadores”, que reproduz o giro de uma bailarina e cuja velocidade aumenta conforme a aproximação do corpo da pessoa com o centro do mecanismo.

Veja também  Com Carlão da Proteção, INPAMA-CG já vacinou mais de 78 mil animais em menos de cinco anos

Duas outras experiências trazidas pela carreta são o terrário, que reproduz um micro ecossistema dentro de um ambiente fechado, demonstrando que a exposição à luz é necessária para que haja vida. E a exposição de paisagens cósmicas, tem por objetivo divulgar a astronomia na sociedade, tomando como referência o aniversário de 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu, feitas por Galileu Galilei.

Serviço

Carreta Museu Catavento – A ciência mais perto de você

Data: 29 e 30 de outubro

Horário: 9h às 16h30

Local: Praça da Matriz (Rua Senador Feijó, 12 – Centro)

Atividade gratuita

Livre para todos os públicos

Crédito: Assessoria de Imprensa
Os servidores da Secretaria de Cultura passaram nos dias 25 e 26/7, por uma formação
No próximo domingo (4/08), a partir das 9h30, a bola vai rolar no gramado do
A Policlínica do Portão está funcionando aos sábados, das 8h às 16h, para consultas e