Menina de 13 anos morre e família acusa negligência médica na UPA Santo Eduardo
15 de novembro de 2018
(Foto: )

Uma menina de apenas 13 anos faleceu no último sábado, dia 10, e a família acusa negligência médica na Unidade de Pronto Atendimento – UPA Santo Eduardo. Segundo informações, a adolescente deu entrada na unidade com bronquite asmática, do qual já fazia tratamento, no primeiro atendimento foi enviada para casa e retornando no sábado pela manhã foi medicada e teve uma parada cardíaca.

“Ela sentiu mal quando deram a medicação na veia e gritou pela minha tia. ‘Mãe me ajuda eu estou passando mal’. E a minha tia logo pediu ajuda as enfermeiras que já se depararam com ela desfalecida no chão. Levaram pra emergência longe da mãe para reanimar ela. Em seguida já intubaram e pediram remoção dela pra uma unidade com recurso HOSPITAL GERAL DE PIRAJUSSARA”, contou uma prima.

A família evidência que houve descaso, uma vez que após a remoção para o Hospital Geral do Pirajussara não teve o detalhamento do que aconteceu com a menina no primeiro atendimento. Quando se deram conta chamaram a família relatando que o quadro era crítico e muito delicado. Ao que consta cerca de 30 minutos depois de dar entrada no hospital, a adolescente entrou em óbito.

Em informações obtidas com um profissional da área da saúde.“Na minha opinião eu acho que poderia ter feito outras coisas e ter salvado a menina quando foi para o HGP. Parece que entubaram a menina precocemente. Problema que o médico [na UPA] fez uma medicação questionável”, disse a equipe de reportagem.

Em nota, a Prefeitura de Embu das Artes afirma que medidas serão tomadas para apurar o caso. “A Prefeitura de Embu das Artes lamenta profundamente o falecimento da adolescente V.K.S.V.S., de 13 anos, e está solidária à família da jovem. O prefeito Ney Santos ordenou a abertura imediata de sindicância para apurar o caso. A Prefeitura está apurando todas as etapas do atendimento à paciente e está à disposição da família para prestar quaisquer informações que forem necessárias”.

Veja também  Ney Santos determina contratação de 60 médicos através de concurso público

“Na própria certidão ainda está incerta, mais por tudo que passamos juntos com os médicos investigação e a primeira resposta antes da biópsia e que foi excesso de medicação que alterou batimentos cardíacos e causou várias paradas”, falou a prima da vítima com relação ao caso. A família lamenta a morte precoce da adolescente e alerta que o inquérito policial será aberto para apurar. Vale destacar que o Jornal Primeiro Notícias não teve acesso aos documentos e os relatos são feitos pela família da vítima.

Outra acusação da família é o fato do médico que prescreveu a medicação não é o mesmo que consta no carimbo, em consulta ao CRM constaram que a foto era outra. “Apenas estava no carimbo, mais quando puxamos o CRM dele não apareceu a foto dele e nos deparamos com outro médico”, destacou.

Ao Primeiro Notícias, o secretário, José Alberto Tarifa falou que foi aberta a sindicância para apurar o caso, mas em uma avaliação preliminar os procedimentos foram corretos, porém destacou que será preciso aguardar o resultado da necropsia para entender as causas da morte, que demora cerca de 60 dias. Com relação ao atendimento médico ele destacou que foi feito sob orientação dos dois médicos e caracterizou o fato como uma “fatalidade”, porém lamenta o ocorrido.

O Jornal Primeiro Notícias está acompanhando o andamento do caso e dará mais informações, assim que forem obtidas pela equipe de reportagem.

Crédito:
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) anunciou que vai prorrogar a
O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (7) que irá substituir gradualmente a vacina oral
O Ministério da Saúde iniciou a campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza). Neste