Joaquim Barbosa anuncia que não será candidato à Presidência
Ex-presidente do STF disse que decisão foi 'estritamente pessoal'. Barbosa se filiou em abril ao PSB, que agora avalia abdicar de uma candidatura própria para formar coligação de centro-esquerda.
(Foto: Divulgação)

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ministro aposentado do tribunal Joaquim Barbosa anunciou no Twitter que não será candidato à Presidência da República em 2018: “Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”.

Em abril, o ministro aposentado anunciou sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Na ocasião, a legenda disse que iniciaria discussões sobre uma possível candidatura dele à Presidência. Joaquim Barbosa apareceu na terceira e na quarta colocação em nove cenários de 1º turno da última pesquisa Datafolha de intenção de voto para presidente.

A filiação de Barbosa ao PSB causou desconforto no ex-ministro Aldo Rebelo, que havia se oferecido ao partido como possível candidato ao Planalto. Rebelo acabou deixando a sigla e aderindo ao Solidariedade – legenda pela qual se lançou pré-candidato à Presidência em abril.

“Como havia uma inclinação do partido pela candidatura do ex-ministro, eu preferi naturalmente deixar o partido à vontade. E procurar, já que havia um convite, uma legenda que tem identidade com meu pensamento, com minha trajetória, com os meus valores e com as perspectivas que eu vejo como promissoras para o Brasil”, afirmou Rebelo à época sobre o desligamento do PSB.

Veja também  Açai Mira de Embu das Artes será reinaugurado em janeiro
Crédito: G1
O PSB está de casa nova. No último sábado, dia 23 foi inaugurada a nova
“Esses registros revelam a atenção dos colecionadores para a preservação dos clássicos. Não se trata
Metrô e a CPTM terão operação especial neste sábado (19) e domingo (20) para atender